Absurdos em Cuba

Absurdos em Cuba

Não é novidade que Cuba é um país dos absurdos. Os cidadãos morrem em greve de fome sem serem notados. O presos de Guatánamo sofrem absurdos. Mas a última está pra lá de absurda.

Imagine que o governo Castrista está ameaçando os funcionários do governo, com efetividade trabalhista de demissão num percentual de 90%. Dizendo até que eles poderão trabalhar por conta própria. Atualmente os salários pagos lá é de vinte dólares. Vi no jornal um depoimento de um cubano dizendo que trabalhando como autônomo ganhou no mês setenta dólares.

Para os brasileiros que ganham o mínimo com um valor de cerca de vinte e nove dólares, podem até se considerarem superiores.

Mas tudo isso para dizer que em pleno século vinte e um, não se admite que países ainda estejam com regime dos anos sessenta, os brasileiros são livres e não sabem, porque aqui a democracia é ampla até demais. Se fôssemos enumerar as conquistas pós ditadura, ficaríamos muito tempo até esgotar o que foi feito.

Só nos resta agradecer aos que deram suas vidas pela democracia, muitos deles nem foram enterrados além das torturas nos porões da ditadura. Sofreram para que hoje estivéssemos num país amplamente democrático.