Sobre a Jabuticaba
Aí está como prometido na semana passada.
Mas não é tudo!Caspita, amigos usemos do que a Natureza nos dá!
Daidy Peterllevitz
A Natureza não é madrasta, nem sogra, é mãe! A mãe que amamenta o filhote no seio e que tenta orientá-lo pela vida toda!è ou não é?
Bem, não do leite que lhe falo, mas do valor da nutrição das frutas que temos agora! A Jabuticaba e as amoras..
Devo registrar um protesto, embora saiba que não vale é nada!, aqui, em S.Carlos. o pessoal da prefeitura não dá bola aos velhinhos que, ainda no escuro, passeiam pelo Kartódromo e encontram um pedaço difícil, sem calçadas, de apenas 12 m, o que leva a um tombo. Assim que algum velhote quebrar a bacia, já estamos preparados! Pediremos, em conjunto, grande indenização ao Sr. Meritíssimo prefeito, Barba!
Já é a segunda vez que peço isso! Voltemos ao assunto.
Então, havia a moça química, de nome Daniela Brotto. Muito qualificada, que pretendia substituir corantes químicos, pelos naturais. A moça, credenciada, na Unicamp, e tudo o que ela pretendia era encontrar corantes não químicos, capazes de substituírem .os então existentes.
A cientista surpreende-se, ao analisar as frutas..É que, na pretinha jabuticaba, encontrou maior porção de “antocianinas” que nas uvas! Mas, vamos integrar, por partes. Antocianinas é como são chamados os pigmentos presentes nas uvas escuras e apontados como grandes benfeitores das paredes de veias e de artérias.. E, se uma se romper, vai dar um baita de trabalho! Perdi minha querida tia Alzira, por causa disso.
A cientista havia também, medido o teor desse pigmento de nome estranho, nas amoras.
E a tão requintada uva, ficou bem lá atrás!
Dê uma olhada nesses números que representam a quantidade (em miligramas), das benditas antocianinas, por grama de fruta:
UVA – 227
AMORA – 290
E...aí vem a surpresa!! A nossa pretinha jabuticaba tem...314! Medalha de ouro, à jabuticaba!
As antocianinas dão o tom arroxeado às frutas e esse tingimento natural atrai os pássaros, que, pelo cocô, espalham as sementes, perpetuando a espécie! Isso é bom. Mas não é tudo. Analisem comigo.
Não sei se isso ocorre em Nova Odessa, em Americana, em Sumaré, em Campinas ou em qualquer que seja o município.Espero que não, sinceramente..
Aqui em São Carlos, capital da tecnologia, muito bem dirigida por perfeitos reitores da Universidade Federal.... eles não entendem é nada sobre a antocianina, que é antioxidante, que ajuda a varrer .os radicais livres que nos fazem envelhecer. E...enviam a tropa de choque, o da poda! Podam todos os galhos de baixo e, nem mesmo eu, tendo 1,80m de altura, consigo saborear as amoras!
Com todo meu respeito, ao dr. Nilton Lima e ao prefeito Barba, o que ocorre, é uma certa...”Tropa de Elite” que poda e se esquece dos velhinhos...
Somos 20 milhões de idosos, no país e, de bengala, votaremos, sim!
Nos devolvam os pés de amora.! Os de jabuticaba, eu plantei dois aqui, na cabana e dispenso o auxílio dos Sr, que, se estivessem mesmo interessados na saúde pública, teriam plantado, na mata ciliar, pés e pés de jabuticabeiras!
daidypeterlevitz@hotmail.com