Será que temos amigos???????????

Será que temos amigos¿¿¿

Acho que essa palavra define uma coisa rara. É, porque pela nossa vida passaram milhares de pessoas, na infância, adolescência, juventude e na fase adulta.

Esse pensamento me veio à tona quando estava conversando com a minha aluna (estou ensinando uma senhora a ler). Ela chegou se queixando de muita dor nas pernas no joelho e tal. Mas na verdade ela estava com problema emocional, alguma coisa relativa à família. E ela começou a desabafar. Contou sobre o filho que estava deixando a casa, filhas e mulher. Apaixonou-se por outra. E seguiu contando detalhes das conversas e das opiniões a respeito.

Quando ela saiu, eu fiquei a pensar, pela minha vida já passaram muitas pessoas, tenho até amigas que se dizem amigas, mas em nenhum momento me escutou, quando estive em situação semelhante. Já houve situações muito difíceis que vivi e as procurei, até comecei a desabafar, mas não encontrei lenitivo. Sempre servi para ouvir as queixas. Sou boa ouvinte graças a Deus.

Então cheguei a conclusão de que é tão difícil pessoas dispostas a nos ouvir, não simplesmente ouvir, pois acho fundamental que sejamos ouvintes, mas com o cuidado de não sair distribuindo com outras pessoas as confidências. Pois acho que se faço um desabafo a alguém tenho o direito de não ser espalhado. Aliado a isso me aconteceu o seguinte; estava com problemas afetivos e resolvi procurar uma psicóloga, o plano de saúde disponibilizava então fui. Procurei saber da mesma que linha ela seguia, se ouvir apenas ou emitia alguma opinião. Ela disse que as duas coisas. Então comecei as seções. Na primeira falei, falei, falei e ela apenas emitiu pouquíssimas palavras. Na outra semana, tudo igual. Fui ainda umas cinco vezes, não senti firmeza ou ajuda, então sabe o que fiz, simplesmente não voltei mais lá. Talvez o recanto seja um bom lugar para desabafos, pois temos milhares de pessoas interessantíssimas que emitem palavras que nos confortam e nos ajudam.