O TEMPLO DE SALOMÃO E O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO
O TEMPLO DE SALOMÃO E O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO
I CORÍNTIOS 3:16 e 17
MATEUS 24:2
Nestes dois versículos ficaram resumidos os pensamentos de Deus a respeito de um templo no tempo da graça. O Senhor deixou de habitar em construções luxuosas para habitar dentro daqueles que o seguem, e que O adoram em Espírito e em verdade.
A construção ou reconstrução do Templo de Salomão nos dias atuais começa pela apostasia, e termina numa grande bobagem teológica.
Se o Templo a ser construído pela IURD tem apenas o significado de um espaço maior e mais luxuoso para os cristãos congregarem, ele limita a freqüência de muitas outras vidas que poderiam ter acesso ao templo do Senhor, em construções menores espalhadas por todo o Brasil.
Particularmente, não me oponho à construção de igrejas grandes. O que me assombra é o dinheiro investido em uma obra luxuosa e tão supérflua. Bastaria dizer que com o montante empregado nesta mega-catedral daria para construir 8700 templos para 200 pessoas no Brasil todo. Considerando que em diversas regiões os irmãos congregam com extrema dificuldade e sem um templo próprio, penso que este investimento representaria um grande avanço missionário neste país.
Se a idéia é de reproduzir o Templo de Salomão em seus mínimos detalhes, creio que o irmão Edir Macedo, viajou completamente em mais uma de suas errôneas interpretações do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Primeiramente gostaria de explicar que o Templo de Salomão nos dias atuais está fica completamente fora de sentido, pois não somos judeus e sim cristãos. O povo judeu ainda aguarda o retorno de um messias(Libertador) como Moisés, que em nada se identifica conosco, que cremos que o nosso Jesus já veio encarnado entre nós, foi sacrificado pelos nossos pecados(e portanto nos libertou), ressuscitou e vive para sempre ao lado de nosso Deus, aguardando a ordem para sua segunda vinda, na qual nos arrebatará com Ele para sempre. Quando Nosso Senhor Jesus entregou seu espírito na cruz do Calvário, o véu do templo se rasgou, e acabou-se a era do Santo dos Santos, da importância da arca, e todos os apetrechos do antigo e desatualizado templo.
Mas Edir Macedo é um grande empreendedor, e sabe que o projeto de reproduzir o templo dos judeus vai alavancar as entradas, pois qual o fiel iurdiano e muitos outros bebês na fé, que não pagarão horrores para poder tocar nas pedras importadas de Israel, no altar do incenso e na Arca do Senhor?
Importações de Israel é um negócio da China, e a Igreja Universal é pioneira no ramo, há anos trazendo ao Brasil litros e mais litros da água do Rio Jordão (o qual, diga-se de passagem, se transformou em um criadouro de coliformes e já foi declarada imprópria para batismos, para tristeza do pessoal da Lagoinha).
Réplica por réplica, há muito que eu venho denunciando em meus sermões que a suposta fé dos neopentecostais nada mais é do que uma réplica fajuta e muito mal feita do evangelho de Jesus. A única diferença é que o que antes se dizia apenas como metáfora, agora é literal.
Mas assim como a Justiça Divina aplica corretivos aos indivíduos, também os aplica às cidades obstinadas e orgulhosas, haja vista o que aconteceu com Sodoma, Gomorra, Babilônia, Egito, Pompéia, Herculano, Roma, Jerusalém e outras. Portanto, nós cristãos acreditamos que a justiça divina estará sobre aqueles rejeitam a essência de sua Palavra e o poder absolutamente soberano de Jesus Cristo.
Acho que chegou a hora de dizer basta a esses falsificadores da identidade cristã, àqueles que desviam a Glória de Deus para pessoas, entidades, templos, e organismos viciados nos modelos da maçonaria templária.
Mas qual deverá ser nossa posição de amor? Orar, e orar muito para que Deus nos mostre uma direção, nunca optando pela polêmica (o que agradaria muito ao nosso irmão Edir), mas conservando a genuína fé transformadora no Senhor Jesus Cristo, que nos prometeu, e irá cumprir o verdadeiro objetivo do cristianismo: o arrependimento e o reino dos céus.
Eduardo Sampaio de Oliveira
Fortaleza CE