Grande inspiração para quem quer votar certo

Há dois anos, aqui na Bahia, o Ministério Público denunciou um esquema de venda de sentenças, envolvendo advogados, magistrados, e servidores da justiça de mais baixo escalão. Na época foi um Deus nos acuda. Gente importante, comprando e pagando altas somas de dinheiro para obter da justiça o resultado do seu agrado. Vendendo, também, gente da alta sociedade, e como se pede nos concursos públicos, “de conduta ilibada”.

Pois é. Passaram-se dois anos e o processo, que parece ter cerca de quarenta volumes, já passou por oito magistrados (juízes e desembargadores) sem que houvesse um único despacho, salvo, saneador, como numerar páginas ou arranjar barbante para amarrar tudo bem direitinho. É um juiz dizendo-se incompetente, outro emocionalmente suspeito e o processo vai e volta sem qualquer andamento. É o espírito de corpo esgueirando-se pelas lacunas da lei.

A expectativa é que tudo dê em nada. Ou os envolvidos se aposentam por tempo de serviço ou, se algum dia algum for condenado, compulsoriamente, o que significa dizer: se ficar provado que o magistrado cometeu crime contra a administração pública, ele será condenado a receber, pelo resto da vida, a mais gorda das aposentadorias previstas para um pobre brasileiro.

E o TSE fazendo propaganda para que escolhamos bem nossos candidatos, como se isso fosse possível num universo de eleitores que, na sua maioria, beira o analfabetismo absoluto e de candidatos, que na sua totalidade, compartilham os mesmos vícios.

O que esperar de um país como esse?

Ah! Ia esquecendo-me que estão presos (dentre muitos outros corruptos) o Governador do Amapá e o Presidente do Tribunal de Contas daquele Estado, este último responsável pela fiscalização daquele. E vejam que até o nome dos seus cargos é escrito com letra maiúscula para evidenciar sua importância.

Justino Francisco

13/09/2010.

Justino Francisco
Enviado por Justino Francisco em 13/09/2010
Reeditado em 13/09/2010
Código do texto: T2495105
Classificação de conteúdo: seguro