ROUPA DE SAIR
- Hoje é dia de passeio! Vá botar uma roupa de sair menino!
Assim exclamava minha mãe para que eu e meu irmão nos arrumássemos adequadamente para um passeio, seja compras, restaurante ou outro lugar qualquer que saísse do trivial, a roupa tinha que ser especial. Limpa, passada e nova de preferência. Assim nos ditos agora, "anos 70 e 80" a gente mantinha esse hábito, roupa de sair, roupa de andar em casa, roupa de dormir, roupa de ir a Igreja, roupa de festa, enfim usávamos as roupas condizentes com cada situação.
Como sempre gosto de afirmar não há tempo melhor ou pior, mas as diferenças podem nos fazer pensar. Hoje em dia usamos o mesmo tipo de roupa para quase todas as situações . Não vejo diferença nas roupas usadas na beira da pscina em um "churrasco", de uma roupa na porta do cinema, ou seja nem precisamos nos trocar.
Bem andar descolado é quase um objetivo, ou seja algo que deveria denotar informalidade e naturalidade dá muito trabalho. Você pode ir rasgado ou de decote para a igreja, ou para uma balada "Emo" se é que esse povo curte balada...
Ainda me pego procurando uma "roupa de sair " para levar minha esposa para jantar, e sinto que isto faz diferença, não pela roupa, mas sim pela atitude de respeito e atenção, coisas bem raras de se encontrar em tempos atuais.