MINHA VOZ ….

 

    ….acreditem  ou não, sai diretamente do coração. Tudo bem que de vez em quando o cérebro dá alguns palpites, mas até onde consigo saber , minha voz vem diretamente do meu coração.

   Não sei qual é o alcance delas mas procuro revestir minhas palavras da mais absoluta sinceridade e simplicidade . Quero dizer com isso que procuro falar da mesma forma como me conduzo no meu dia a  dia.

   Não parei para prestar a atenção se minha voz é alta ou baixa, se tem sonoridade ou chega a incomodar ouvidos sensíveis. Não sei se tem alguma coisa a ver com minha natureza de libriano típico mas , a verdade é que através da minha voz procuro transmitir a serenidade que o passar dos anos fez com que se transformasse numa coisa absolutamente natural na minha vida.

   Sou uma pessoa serena e tranquila e procuro transmitir isso da forma como falo. Não gosto muito de falar a meu respeito, de escancarar as portas do meu coração para tornar públicos sentimentos, frustrações e desenganos.

   Hoje abro uma exceção porque percebi que às vezes preciso elevar o tom sem necessariamente ter que gritar mesmo porquê, não é no grito que se resolvem problemas e nem se acalmam corações.

   Constatei que tinha de falar mais alto porque era um momento em que começaria um conflito desnecessário, um desentendimento entre duas pessoas que sempre se deram bem e no entanto, por força de pressões emocionais que na verdade não são tão difíceis assim de serem controladas, estavam deixando que emoções as transportassem para o terreno dos sérios conflitos .

   Eramos  três  naquele   momento e dois discutiam. Atônito no início custei a entender que por mera tolice uma briga sem limites estava prestes a começar e aí, naqueles instantes tensos levantei minha voz.

   Fez-se um grande silêncio e meu coração começou a falar através da minha boca. Não me lembro se falava mais alto ou mais baixo ou mesmo o que falei , mas o fato é que minha voz conseguiu se sobrepor a do jovem casal e então, com os olhos arregalados eles começaram a me ouvir.

   Em silêncio se abraçaram, pediram desculpas entre si e  entre juras de amor tentavam explicar e entender a razão do destempero e  nem perceberam que eu me afastava.

   Me senti feliz e realizado pois embora não tivesse a intenção de gritar, notei que com calma e serenidade poderia acalmar e tornar serenos aqueles dois corações.

   Assim é minha voz. Não sou de gritar e muito menos de cantar aos quatros ventos o que sou , como sou e o que tenho de melhor. A vida me ensinou a falar com o coração, como já disse e nessas horas, a tom da voz se ajusta ao clima ambiente e quando se é sincero, cordial e quando se tem as melhores intenções os gritos, resmungos e xingamentos são absurdamente desnecessários.

   Já tive oportunidade de revelar aqui mesmo neste espaço que em outras épocas fiz inúmeras palestras e em nenhuma delas tive dificuldade de dominar a plateia e nem mesmo foi necessário elevar o tom da voz para impor qualquer coisa ou mesmo os meus pontos de vista. Apenas usei o poder da sinceridade e a confiança no que se quer falar.

   Tenho um gravador portátil e às vezes gosto de gravar alguns dos meus textos ou mesmo algumas daquelas tolas poesiazinhas ou rabiscos, como costumo dizer e percebo que tenho uma voz comum, neutra, sem entonações graves, com ligeiro sotaque mineiro , dessas que não chamam muito a atenção.

   Entretanto, pode-se notar que dificilmente gaguejo ou vacilo no que quero dizer, mesmo em se tratando de uma enorme tolice. Se não estou enganado, isso chama-se sinceridade e transparência.

    Me desculpem, não gosto de falar de mim mesmo mas se toquei nesse assunto foi mais pelo fato ocorrido e também para mostrar que quando queremos, somos capazes de amansar qualquer fera, acalmar qualquer ambiente e transmitir segurança e confiança para qualquer pessoa insegura e que esteja com medo de dobrar a esquina.

   Minha voz não tem nada de extraordinário é apenas o reflexo de um coração sincero, cheio de defeitos , mas absolutamente segura do que fala, inclusive das enormes tolices......

                             *************





(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 11/09/2010
Reeditado em 16/03/2013
Código do texto: T2491777
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.