NÃO ESQUEÇA A TOALHA...

NÃO ESQUEÇA A TOALHA...

Definitivamente, o povo brasileiro é confuso, tanto nos atos quanto nas opiniões, daí porque Leis, Governos e tudo o mais nesse país -- inclusive eleições -- não nos levam à parte alguma, muito menos ao tal "futuro" cantado em verso e prosa.

"Brasil, país do (ou de?!) futuro" e o azíago "Um país feito por nós" foram os motes que sustentaram a Ditadura Militar por quase 20 anos. Adiante trocou-se ambos pelo chiste realista "BRASIL... ame-o ou deixe-o!", ato impossível para a imensa população pobre de todas as épocas, com seu microsalário (realmente) mínimo achatado pelas manipulações da maldita Inflação, feitas pelo "trio parada dura" Delfim, Simonsen & Roberto Campos.

O belo FUTURO -- anunciado por Jânio e seu broche-vassourinha, no ano de 1960 -- jamais chegou, os tais "nós" (da Energia, da produção agrícola e de bens de consumo, das comunicações, da Saúde, Habitação, Educação, etc) continuam a "enforcar" o povinho sucupirano que pensa que vota CONSCIENTE.

Consciente de quê?! Consciente apenas da própria impotência... frente ao desemprego sempre maior, diante da violência urbana, de um precário transporte coletivo, da falta de saneamento básico em 65% das cidades brasileiras, da ausência de habitação digna para mais de 60 MILHÕES de "cidadãos" (com aspas mesmo), exatamente a escumalha que deu 78% de aprovação para o Governo de um ex-metalúrgico que passou pelas mesmas vicissitudes dessa imensa população desassistida e NÃO APRENDEU NADA com isso.

Se Dom LULA tivesse sido minimamente competente madame Dilma dispensaria palanques e marketing e Brasília seria uma nova Suiça, mas o que se vê são favelas ao redor do palácio presidencial, assaltos e homicídios por toda a Esplanada dos Ministérios e gente pobre morrendo sem atendimento nos hospitais. Nem lhe serve a "desculpa" de que a Capital federal tem governo próprio... o seu Governo meteu-se em 3 ou 4 favelas cariocas, poderia pois exterminar nesses quase OITO ANOS de "passeios" o "miserê candango" que perdura no DF desde os tempos de Juscelino, 50 anos em 5.

O antigo PT, cuja ética exemplar o tornou respeitável aos olhos do povo, mudou muito. Hoje cobre com intensa propaganda o pouco que faz e suas mazelas igualaram-no a um "PSV" (Partido dos Sem Vergonha") qualquer. O que se gasta marketeando a menor obra daria para se construir 2 ou 3 outras, iguais. Prefeitos e Governadores devem ser IMPEDIDOS de esbanjar dinheiro público em propaganda, que suas obras falem por si.

A fabulosa quantia que 3 ou 4 estatais (CEF, Correios, BB) gastaram, apenas no Governo LULA, com propaganda durante Olimpíadas e Copas do Mundo -- em folhetos, bonecos, painéis, posters, etc -- ultrapassa UM BILHÃO DE REAIS, o suficiente para se construir 76 MIL CASAS ao preço médio de 13.000,00 cada. Esse "Himalaia" de "santinhos" e posters coloridos irá se repetir nas atuais eleições, com candidatos emporcalhando ruas e entupindo a rede de esgoto de cada cidade. A cidade de São Paulo estaria falida se tivesse que indenizar carros e casas inundados por causa de bueiros e canais atulhados de papéis.

Mas, existirá mesmo VOTO CONSCIENTE?! Meu amigo, o poeta belemita Rufino Almeida -- batalhador incansável pela Cultura -- acredita que sim! Num Estado (ou região) eivado por todo tipo de ilegalidade flagrante, tal modo de pensar é um espanto. Os deputados locais, pelo "enésimo ano", esperam chegar as férias para somente então votarem projetos importantes em sessões especiais, com fabulosos "jetons". Praticamente todos aprovaram o ingresso de mais 132 "auxiliares", inchando os quadros da Assembléia Legislativa, já com mais de 800 funcionários públicos para "apenas" 51 parlamentares. Em 2005, salvo engano, eram 33 ou 35... as "necessidades" do povo introduziram dúzia e meia dessas nulidades e, em pleno ano eleitoral -- quando se diz ser proibido contratar -- vê-se em todos os níveis, no Brasil inteiro, gente entrando no serviço público, seja êle IBGE, ECT, CEF, BB, PF, etc e etc.

O seu voto é mesmo consciente?! Acaso algum senador -- inclusive dona Marina Silva -- se opoz às "maracutaias" em benefício próprio, surgidas no exercício do todo-poderoso J.S., e que favoreceram a maioria lá (senão todos)? É consciente o voto dado novamente ao político que abandonou o cargo (ou um Ministério... alô, Marina morena!), principalmente para não ser cassado? Tem "ficha limpa" um sujeito desses?!

Aqui no Pará, antes e depois da Copa, os deputados votaram moção que os libera de ir ao Plenário praticamente o mês inteiro, com a desculpa de que precisam tratar de suas reeleições... você votará consciente num "gazeteiro" desses?

É consciente o voto do cabo eleitoral que carrega bandeira e folhetos do candidato que o contratou e sustentou por 2 ou 3 meses? Será voto consciente o dos fãs de ídolos como Caetano Veloso, de músicos sertanejos ou do humorista global, que são INDUZIDOS por êles a votar nessa ou naquela candidata? Há como se saber efetivamente o passado de cada candidato? Onde se pesquisa isso? Em delegacias, no SERASA, nos colégios onde estudaram, nos empregos em que estiveram? E no caso do "motoboy" semialfabetizado de meu bairro, querendo ser deputado estadual, ao lado de uma "baciada" de inconsequentes e gaiatos de todo tipo?

É consciente o voto dos que são influenciados por belas melodias populares "xerocadas" de Beyoncés e Ladys Gagas ou por "sambões" que massacram nossos ouvidos por várias semanas? "Se você não tem (?!) candidato... vote no 14"!, diz a esperta propaganda do sujeito que abdicou do próprio nome e agora se chama "CATORZE". Ou "Burro Cego", ou "Zé da Hora" ou "Maria Buceta"... e nessa CONFUSÃO de nomes estapafúrdios jogamos fora tempo, dinheiro, paciência, consciência, seriedade e o tal FUTURO.

O Governo Federal -- chame-se êle Sarney, Collor, Itamar, FHC ou Luís Inácio -- joga fora fábulas em reais com suas "graciosas" mensagens eleitorais. NÃO ESQUEÇA A TOALHA, caro (e)leitor... para chorar as quase 300 ESCOLAS que Marina Silva vai "torrar" em viagens e palavras, 90 MILHÕES DE REAIS escoando pelo ralo para "provar" que o Brasil é uma Democracia, na qual todos nós somos OBRIGADOS a ir votar, NULO ou em branco, suprema ironia. (Nessa "democracia cubana" que estamos vivendo até esse solitário protesto deve me causar um bocado de aborrecimentos.)

A "Mulher-maravilha" Dilma, que provavelmente estava Ministra das Minas (?!) e ENERGIA quando aquele "apagão-monstro" quase arrasa o país, esbanjará uns 200 MILHÕES ou 130 hospitais e o deslumbrado Serra -- que não fez mais do que sua obrigação enquanto Ministro da Saúde (eu diria que nem isso foi feito!) -- gastará outro tanto. São Paulo, com incalculável montanha de problemas insolúveis, não é exemplo (ou modelo) de coisa alguma... pelo menos em têrmos de administração pública.

Nos resta apenas a TOALHA (para enxugar rios de lágrimas) e a certeza de que, enquanto houver tanto cinismo e hipocrisia, não haverá presente e nem FUTURO para o Brasil. Aliás, já passou da hora de extinguirmos essa secular incongruência jurídica que é o voto obrigatório, camuflado sob a pecha cínica de "dever cívico". Os candidatos aos cargos públicos e a maioria dos que lá estão DESMORALIZAM sempre mais o nosso voto, consciente ou não e as COLIGAÇÕES (leia-se, acordos espúreos) antes/durante e após cada pleito ANULAM por completo a intenção inicial de cada eleitor. Pensem nisso!

"NATO" AZEVEDO

(CINCINATO PALMAS AZEVEDO)

natoazevedo@yahoo.com.br

(ANANINDEUA, Pará, BRASIL)

www.overmundo.com.br/perfis/nato-azevedo

**************************************

O INFERNO DA CASA (im)PRÓPRIA

A verdade é que o sonho brasileiro

é ter uma casinha prá morar,

prá depois já velhinho descansar

co'os netinhos ao lado, o dia inteiro.

Garantir prá família um terreiro

cheio de flores, num belo jardim,

com árvores e sombra, tudo, enfim,

é sonho que anima a nossa vida.

Não se dá a esperança por perdida,

desde quando se nasce, até o fim!

Entra ano, sai ano e não tem jeito...

vai o pobre sempre sendo iludido,

não adianta procurar Partido,

ir atrás de deputado ou prefeito.

Nessa briga não tem certo nem direito,

cada qual vai por si e sem ajuda...

a coisa é feia e é um "Deus nos acuda",

pois só rico é que sai na dianteira.

Contando até parece brincadeira...

no entanto é história cabeluda.

Faz o Governo imensa propaganda,

gasta a verba do povo e ilude a massa.

Podia dar a casa até de graça,

mas só vende bem caro e nada anda.

A esperança do pobre só desanda!

C'uma mão êle dá, co'a outra tira!

Se o Banco da Nação é só mentira,

já a danação do povo é verdadeira

e o sonho permanece a vida inteira,

de avô passa prá neto e os inspira.

O Banco incentiva a poupança,

sugando a economia da família.

Tempos depois leva toda a mobília

se na paga de um mês houver tardança.

Expulsa a família, faz a mudança

e retoma outra vez a mesma casa.

O sonho de milhões o Banco arrasa!

Torra a verba em Leilões e ninguém sabe

prá que serve, no Brasil, a COHAB...

que faz mais propaganda do que casa!

"NATO" AZEVEDO

(Pará -- junho/julho 2010)