1) Essas e outras

- Há quanto tempo?

- Muito tempo...

- Lembra como a gente bebia?

- A gente enxugava à bessa.

- Recorda aquela vez na festa de quinze anos da Norminha que você subiu na mesa e imitou uma galinha botando ovo?

- An. Não. Lembro bem quando você botou catchup no uísque e bebeu todinho com muito gosto na formatura do Poltrão.

- É mesmo? Sim, alguns dias após a sua prisão por desacato.

- Prisão? Eu fui preso?

- Estávamos de porre após o torneio de xadrez. Você disse que ia surrar o inspetor, no xadrez.

- Lembrei! Foi na cadeia que você conheceu Lili. Travesti que era Lili, mas se chamava Ramalhão.

- Mentira da oposição. Na hora não quis descobrir o sexo. Portanto não dormi.

- Nessa noite foi você quem bebeu um engradado de uísque... Olha que quase perdeu os dedos ao fazer “bilu” naquele buldog que morava na grade do quintal da Verinha num aperto de xixi. Lembra?

- ...Perdi meu emprego de datilógrafo. Você me contou que nesse dia de pileque jogou mingau na cara do recenseador quando lhe indagou sobre patamar de salário. Mingau do guri pequeno.

- Isso já é demais.

- Por demais.

- Por essas e outras que nunca mais bebi.

- Eu também, por essas e outras...

**********************

O alcoolismo (síntese de todas as drogas) é doença progressiva e lenta, que pode ser contida pela firme convicção de seus efeitos, mediante a atenção narrativa das reações, todas oriundas de simples e inaparentes doses momentâneas...

***********************