Companheiro é companheiro

Companheiro é companheiro...

O destino sempre nos trás pessoas que de uma maneira ou de outra impactam um episódio desta jornada irônica que é a vida. Mas raramente nos presenteia com pessoas que vão sempre ter um papel importante em cada um destes episódios por toda nossa breve história. Esses são os chamado “amigos’. E amigos de verdade são difíceis. E redondamente enganado está quem pensa que amigo mesmo é aquele só te apóia e traz boas novas, que é só sorrisos e elogios. Na verdade, amigão mesmo é aquele que vê que você está pronto pra fazer uma burrada, olha pra tua cara, dá um sorrisinho e diz: “isso vai dar merda...”. E você, decidido, não o ouve. É aquele que quando você pensa que encontrou a mulher da tua vida, maravilhosa, presente de Deus, quer namorar, casar, ter filhos, morrer juntos, ele diz: “Véi... num faz isso...”. E você, lesado, não o ouve.

É aquele que naquele momento de aperto intestinal (vulgo “caganeira”) que te dá no meio de uma festa, ou longe de qualquer banheiro, ao invés de ficar com dó, ri da tua cara. E claro, passa o resto da vida te chamando de “cagão”. É aquele que quando vai pegar aquela gostosa, mas precisa levar um pato pra pegar aquela amiga canhão dela, lembra de você. E te leva dizendo: “vamo cara, a amiga dela é um tetéu!”. E obviamente passa o resto da existência tirando um sarro porque você pegou aquele dragão.

Mas acima de tudo, ele é amigo porque depois que você faz a burrada, ele está lá pra te ajudar a resolver. Depois de você tomar um chifre e um pé na bunda daquela “garota maravilhosa”, é ele quem está lá pra tirar da fossa. Ri do teu aperto porque fazer daquilo um drama só pioraria as coisas (e porque é engraçado pra cacete). Te leva praquela roubada porque confia em você. E assim você sabe que também pode confiar nele. Para o que der e vier.

A gente só reconhece esses caras depois de um bom tempo, depois de passar juntos por alguns apertos de verdade. Um amigo não quer saber tudo da tua vida, se você é bonito, se toma banho todo dia, se tem uma doença venérea, não liga se você tem manias estranhas, é virgem, não sabe o dia do seu aniversário, gosta de pornô com anões, não sabe nadar ou usa cueca com freada.

Porque um homem é amigo de outro homem simplesmente porque gosta dele. E porque gosta? Ninguém sabe. Eles não se exigem. Eles são companheiros.