CALÇADAS

CALÇADAS

Os raios de sol que invadem o meu quarto anunciam mais um dia, um novo capítulo da interminável série “Minha Vida”, o vento frio das manhãs refrigera todo o espaço de meu quarto, mas também refrigera a minha mente, a minha alma, o inverno dá seu adeus, e a primavera anuncia sua bondade, trazendo vida ao meu quarto e vida a minha vida – seja bem vinda primavera – não me traga apenas flores, apenas chuvas, mas traga uma nova estação que somente por hoje vai ser mais colorida.

Somente por hoje eu quero que tudo seja diferente, e eu prometo que somente por hoje eu vou varrer e lavar apenas a minha calçada, pois me é necessário que diariamente eu a varra e fico triste em ver tantas calçadas sujas e minha impotência diante das calçadas alheias e por mais que eu tente a água não vai chegar até a calçada dos meus vizinhos e toda a água que disponho somente servirá para que a minha calçada seja limpa, e quando começo o labor diário me deparo com a dificuldade que é percorrer a cada friso, cada aresta, remover cada mancha, cada “resto” de construções passadas que ainda existem sobre a minha calçada.

Findo o dia me entristeço mais ainda, pois toda a água, todo o sabão, toda a força empreendida não foi suficiente para lavar a minha calçada, pois eu não tinha idéia de o quanto tempo ela permaneceu ali, encostada, pronta e disposta a receber a toda imundice da minha própria casa, além das que vinham de outras casas. É horrível não conhecer a nossa própria calçada, mas todo o esforço de hoje me foi muito válido, pois tomei conta de que a minha calçada ainda está suja, e mesmo que eu a lave cotidianamente, vai permanecer suja por muito tempo, o tempo suficiente em não pensar por um instante qualquer em lavar a calçada de alguém.

Prometo a mim mesmo que só por hoje, e a partir de hoje minha única preocupação será a de lavar a minha calçada, pois será ela que com muito esforço conseguirei limpar um dia.

Uma Semana de PAZ

Sérgio Ildefonso

Sérgio Ildefonso
Enviado por Sérgio Ildefonso em 07/09/2010
Código do texto: T2484747
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.