independência de quem?

Independência de quem?

O que se comemora no dia 7 de setembro? Independência! Independência de quê e de quem?

A pintura é linda. D. Pedro em seu cavalo as margens do rio Ipiranga proclamando ao povo: “independência ou morte”. Mas será que tudo ocorreu como mostrado na tintura? Veremos.

Começarei com um relato histórico. Em 1820 aconteceu em Portugal uma revolução, de cunho popular, que tinha como objetivo acabar com o absolutismo do rei. O povo, os comerciantes e até mesmo o exército apoiaram a causa. Vitoriosos, os revolucionários decidiram que o poder passaria a ser controlado por um parlamento, deixando o rei apenas como objeto decorativo a serviço do parlamento e da nova constituição.

No mesmo contexto, alguns comerciantes brasileiros queriam a separação entre colônia e metrópole, com o intuito de se conseguir novos negócios. Como se vê, também ocorria revoluções no Brasil.

D. João VI se viu ameaçado tanto de um lado quanto do outro. Temendo perder o poder agiu. O rei era um homem de tremenda perspicácia, e conseguiu encontrar uma solução perante todas as dificuldades. Resolveu retornar pessoalmente a Portugal para solucionar os problemas por lá, mas antes de partir, chamou seu filho para uma conversa em seu gabinete. Imagino que a conversa se procedeu mais ou menos assim:

- Filho amado, quero que você tome a graça do povo e proclame a independência desta colônia.- D. Pedro não entendendo pergunta:

- Mas pai, isso seria fazer o que os revolucionários desejam?

- Sim. Entretanto, quem melhor para tomar o poder desta colônia, se não você, meu filho. – D. Pedro entende o plano de seu pai e o obedece.

Esse pequeno relato da história deixa bastante claro que a independência não passou de uma farsa planejada pelo rei. Uma enganação. Que ainda hoje ocorre durante as eleições. Com isso, pergunto a vocês quando a família real irá partir do Brasil, para em fim, deixarmos de ser enganados, para nos tornamos independentes.

jeffeson moura
Enviado por jeffeson moura em 07/09/2010
Código do texto: T2483215
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.