A CRUZ DA ESTRADA

“Caminheiro que passas pela estrada,

seguindo pelo rumo do sertão,

quando vires a cruz abandonada,

deixa a dormir em paz na solidão”(Castro Alves)

Aos finais de semana, como de hábito dirijo-me até minha chácara. Uma pequena propriedade rural que dista da minha casa aproximadamente 18 Km. Na rodovia, um detalhe chama atenção, de quem por lá trafega: A presença de uma pequena cruz de madeira no acostamento de uma curva. Essas cruzes espalhadas por todas as estradas do Brasil representam singelas homenagens a pessoas que perderam a vida em acidentes automobilísticos. Cujos trágicos eventos, ocorreram próximo ao local, onde foi colocado esse expressivo símbolo do cristianismo.

A cruz “olhando” para todos que circulam por ali, constitui um protesto solitário contra a imprudência dos motoristas e o descaso das autoridades para essa triste realidade brasileira. Pois, 24.000 brasileiros perdem a vida todos os anos em nossas rodovias. A morte pré-matura de um ente querido, pai, irmão, marido e principalmente de um filho significa muitas vezes, a dissolução irreparável de uma família. A pergunta surge naturalmente: essa terrível máquina poderosa tem sido um bem para humanidade? Estamos preparados para usá-la?

Estuda-se tanta coisa inútil nas escolas, esquecendo-se, muitas vezes, que o bem mais precioso desse mundo é a VIDA. Será porque SOMOS MUITOS, ou será que as coisas ruins, só acontecem na casa do vizinho? São contradições de nossos tempos. A propósito, utilizam-se os meios de comunicação para induzir as pessoas a consumir álcool. Cuja finalidade é o aumento da vendagem do produto, com consequências desastrosas nas rodovias. Os donos do poder não atinam que estão atirando no próprio pé, não percebem que estão sujeitos às mesmas armas criadas por eles.

Gostaria de terminar dizendo, que o apelo mudo da CRUZ DA ESTRADA não pode ficar sem resposta. Essas vidas sulcadas prematuramente exigem reparação. Portanto, temos que mostrar toda a nossa indignação, deixando de ser eternamente omissos! Iniciando por cobrar das autoridades melhores condições das estradas e também, votando em políticos comprometidos com essa causa. Sobretudo, procurando ser mais cuidadosos no volante de nossos CARROS.

João da Cruz
Enviado por João da Cruz em 06/09/2010
Reeditado em 07/09/2010
Código do texto: T2481265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.