SEMPRE LIGADAS

Outro dia falei da ‘máquina de fazer arroz’ e muita gente deve ter ficado intrigada. Ela nada mais é do que uma panela de pressão elétrica, muito usada no Japão. Há tempos vi pela primeira vez na casa de uma amiga japonesa e como não sou consumista, achei até um luxinho desnecessário. Quem sabe ela serve para fazer o arroz à moda deles, pensei, já que eles comem com ‘ohashi’, aqueles pauzinhos... Nunca imaginei que um dia eu fosse querer uma igual. E isto só aconteceu agora porque outra amiga ficou me falando das suas vantagens. Além de fazer o arroz sempre da mesma maneira, quando temos visita e deixamos tudo preparado antes, não precisamos sair correndo da sala por causa do arroz. Podemos tomar os aperitivos sossegadas.

Queiramos ou não, no mundo moderno vivemos sempre ligados a elas, nem lembramos que são máquinas, a começar pelo carro que os italianos assim denominam e minha avó chamava de automóvel. O nome não importa, grandes ou pequenas, dentro de casa quantas se tornaram imprescindíveis! Televisão, vídeo, telefone, geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, liquidificador, batedeira, micro-ondas... Sem falar no celular e na máquina fotográfica. O maior problema é quando falta energia, como hoje de manhã. Só me dei conta quando abri a geladeira e lá dentro estava tudo escuro. Em vez de esquentar o leite no micro-ondas, usei uma panelinha. Feito um autômato, quase peguei a torradeira... Depois foi a vez do café, já ia colocar água na cafeteira quando me lembrei... Tive que pôr a chaleira no fogão e procurar o coador, a garrafa térmica... É claro que não deixei de tomar o meu café da manhã, mas confesso que deu um pouco mais de trabalho.

Outra máquina muito usada aqui em casa é uma que tem várias funções, serve para trabalhar, me distrair, me instruir, para extravasar minhas emoções. Diante dela às vezes dou sonoras gargalhadas, outras vezes chego a chorar. Através dela posso enxergar lindas praias ou longínquas montanhas cobertas de neve. Ah! ela também tem a capacidade de me fazer sonhar...