PROFESSORA FERIDA

Todos afirmam que o latim é uma língua morta, mas você com sua sabedoria e alegria de viver, nos afirmou o contrário, nos fez ver que todos os dias nos deparamos com palavras em latim, e não damos conta, quando vamos ao mercado e compramos biscoitos bono, ou ligamos o som no aparelho Vicini, e muitos exemplos depois, a turma inteira estava convicta que o latim vive. O que seria do verbo por, se não fosse o latim a nos explicar o porquê de sua variação? Sim querida mestra, se o latim continuasse em nossa grade curricular no Ensino Médio, pelo menos, muitos dos erros do nosso português seria sanado, e certamente escreveríamos muito melhor.

Após suas aulas na graduação, passei a desejar estudar latim, graças a sua fala empolgante e envolvente, Parabéns!

Fiquei muito triste ao vê-la na televisão, numa dessas reportagens sobre violência, onde seu dedo foi quebrado por um aluno, senti vontade de abraçá-la e dizer que sei exatamente o que sente ao dizer que nos dias de hoje, os alunos podem fazer tudo que desejarem, com proteção legal.

Isso tudo poderia mudar caso os nossos politicos, realmente tratassem a educação com o valor que ela tem, e o professor com o devido respeito, mas seria um tiro no pé, dos maus politicos, porque quando a educação vai bem, a população passa a pensar, e pensando com clareza e senso crítico, esses mesmos indivíduos nunca mais poderiam mamar nas tetas, da nossa pátria mãe querida.

Tenho esperança ,como o latim, que aparentemente está morto, para a maioria dos povos, o descobrimos vivo no português, assim também o nosso povo há de despertar aos poucos, e a nossa politica vai melhorar, toda essa triste realidade vai se transformar para melhor e o gigante adormecido vai acordar, e deixaremos de ser motivo de piada para o resto do mundo.

Foi um prazer ter sido sua aluna e tê-la como minha orietadora na monografia. Um abraço fraterno, dessa que sente na pele, a dor de está no meio do furacão, educacional, em que nos encontramos no momento.

Glória Cris
Enviado por Glória Cris em 04/09/2010
Reeditado em 04/11/2010
Código do texto: T2478558