VOCÊ INFORMA?

Nos tempos modernos o homem não tem muito tempo para grandes diálogos. A conversa tem que ser objetiva e sucinta. Até já me disseram que os livros de crônicas são os mais lidos nos dias de hoje, dada a facilidade de saber o começo, meio e fio de uma história. A leitura dos grandes romances para quem tem a vida agitada ficou inviável.

Para facilitar a rapidez e a celeridade dos acontecimentos o homem do século XXI conta com infinidades de ferramentas. A internet, por exemplo, permite a comunicação em tempo real. O celular é um outro facilitador da vida do homem. Na verdade, se o homem não tem tempo de visitar amigos e nem de alongar uma conversa num encontro casual ele se comunica por outros meios que são produtos da tecnologia.

Agora, neste afã de não perder tempo muitas vezes pelo erro humano essa tecnologia falha. O celular não atende. Os e-mails não chegam ao seu destino. Isso porque a publicidade influencia de tal forma a vida da gente que sem querer estamos sempre trocando de celular. Cada lançamento é mais sofisticado, um bate foto, o outro tem música, outros tem até TV e as chamada cada qual mais incrementada, induzem ao homem substituir seu telefone embora ele tenha sido adquirido há pouco tempo. O problema não está na troca do celular, tudo bem se você quer e pode acompanhar as inovações da tecnologia, porque não fazê-lo? Mas, o pior é quando além do aparelho troca-se também o número do celular. A concorrência entre as operadoras é enorme e o cliente fica pulando de galho em galho buscando as melhores promoções. O cliente tem mesmo que escolher a melhor oferta, mas você informou ao colega, ao padrão, os amigos, os parentes que você trocou o número de seu celular?

A mesma coisa acontece com os e-mails. As pessoas abandonam o antigo e-mail por outro e a gente não tem resposta das mensagens. E lá vem o Delivery Status Notification (Failure);E a gente se indaga: coloquei o endereço errado? Será que a caixa de mensagem do colega está cheia? Que nada, seu colega mudou de e-mail e não lhe informou.

Falta neste meio de comunicação tecnológica a cultura de informar: mudei e-mail, tenho um novo número de celular. E quantas pessoas já perderam grandes festas, boas oportunidades porque não foram localizadas.

Atualmente é de bom tom, você informar em correspondências, artigos que você escreve, algum trabalho de escola ou de faculdade o seu e-mail e celular após o seu nome. Se você informa tem mais probabilidade de ser localizado. Quem não anuncia se esconde. Quem se esconde não é visto. Quem não é visto, não é lembrado.

INFORME!

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 04/09/2010
Reeditado em 22/04/2020
Código do texto: T2477323
Classificação de conteúdo: seguro