O PREÇO DE UM SONHO
Releitura
 
A Internet é geratriz de sonhos febris... A Literatura, a poesia, e similares crescem dia a dia. Novos autores e gêneros literários diversos, e suas categorias, surgem de toda parte; talentos ocultos, que antes da Internet se contentavam em ter suas preciosidades, limitadas aos rabiscos guardados no fundo de uma gaveta - amarelando -; escritores e poetas anônimos, que não se encorajavam sequer a mostrar aos mais íntimos, as suas obras.
 
Dessa forma, a publicação de um livro, não passava de utopia... Concretização dos sonhos de poucos - classe privilegiada. Hoje, graças a Internet, a utopia literária transformou-se em algo acessível, aos de boa vontade, não apenas aos de bom bolso, ou bolsa.
 
Tornamos-nos divulgadores das nossas obras - em abrangência nacional e internacional -, a Internet nos proporciona a oportunidade - sermos lidos em todo o mundo. Acesso fácil, rápido e abrangente, sem custos, ou de pouco custo financeiro.
 
Saímos do anonimato, do fundo das gavetas; ganhamos um espaço, um endereço virtual - páginas nos sites e blogs -, conquistamos a admiração, o respeito, e, como não poderia deixar de ser, alumas vezes, a inveja dos adversários - que não procuramos. O intelecto, e criatividade literária, dos que têm a alma poética e profissionalismo nato, infelizmente, atrai os sugadores do alheio.
 
No entanto, frente a grande facilidade que a Internet nos proporciona, em termos de divulgação literária, não podemos esquecer a grande responsabilidade do que se publica; deve haver cautela e esmero, no repasse do que criamos. Não devemos escrever meramente, por compulsão, isso nos conduz a irresponsabilidade.Quando lemos algo de boa qualidade literária, dificilmente esquecemos o autor, e naturalmente, somos compelidos a buscá-lo.
 
Dediquemo-nos à leitura, para adquirirmos boas matérias, consistentes e inteligentes. Estruturadoras de fato; por outro lado, inescrupulosos editores, pescam-nos e lançam armadilhas editoriais para nos atrair e inescrupulosamente, ter nossos escritos, os quais registram até mesmo fora do país, dando-lhes outro título e ganham fortunas, através dos escritos que colocamos em suas mãos e damos-lhes legalidade inocentemente.
 
A UBE publicou a pouco uma nota textual da CBL (Câmara Brasileira do Livro) alertando os associados sobre a abordagem de empresa que conhecendo os sonhos de milhares de novos autores, em ter  publicados os seus livros, prometeu-lhes a concretização desse sonho no exterior - pura armadilha -. A CBL informa aos autores brasileiros que foram abordados pela ONG “Ponte dos Sonhos” que promete textualmente traduzir e publicar livros no exterior - diz o artigo ter sido a informação pescada no site da organização - “tivemos a idéia de criar um livro em que selecionaremos 100 textos de temas variados e transformaremos no livro Ponte dos sonhos (do Brasil para Frankfurt o melhor de nossa terra) o livro será levado pelo stand CBL e acompanhado pela diretora executiva Sarah Aniston,”.
 
A CBL afirma se tratar de informação mentirosa e desconhecida por seus representantes legais.
Foi solicitado pela dita ONG um depósito bancário proposto pela "Ponte dos Sonhos", indicando as contas bancárias em nome de conhecida Ativista Cultural - pode configurar fraude. A CBL vai interpelar a organização Ponte dos Sonhos extra-judicialmente, pelo uso indevido de sua sigla, além de assumir todas as demais atitudes jurídicas aplicáveis. ( Portal UBE 26.08.10).
 
Devemos nos precaver sempre. Aprendamos a não acreditar em todos os concursos, principalmente, os pagos; a não acreditarmos em Agentes Culturais que nos prometem publicações, exigem nossos depósitos bancários e não assinam nada à benefício dos autores – podemos estar lidando com impostores, caçadores de tesouros alheios. Busquemos sempre imprimir tudo quanto pudermos obter, para nossa futura defesa, em doc.PDF -; aprendamos a só inscrevermos os textos, registrados na Biblioteca Nacional.
 
E, continuemos crendo que existe gente honesta, mas desconfiando de quem fez um cesto... Certamente, voltará a fazer mil!

 


 Licença Creative Commons 
O trabalho, o PREÇO DE UM SONHO, De EstherRogessi está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
EstherRogessi, Escritora UBE. Mat.3963.Crônica: O Preço de um sonho, Fonte de pesquisa: Artigo do Portal UBE/SP


EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 02/09/2010
Reeditado em 05/06/2014
Código do texto: T2474783
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.