Memórias sobre o ato de colar.

Minhas memórias sobre a cola.

Muitos dizem assim:” quem não cola não sai da escola.” Minha irmã quando era uma professora dizia que o aluno aprendia, enquanto colava assim ela não preocupava com a cola. Acredito que o aluno que prepara a cola aprende alguma coisa. Pelo menos eles aprendem a escrever letrinhas bem pequenas e resumir o conteúdo de alguma disciplina. Porém se ele sempre colar e nunca estudar nunca vai passar em nenhum concurso público e não passará na segunda prova da FUVEST.

Eu nunca colei por que eu tinha muita vergonha de um professor me pegar colando; e também por que sempre gostei de estudar e não fazia questão de tirar dez na prova. Sempre disse para meus alunos que a nota não tem tanta importância, o importante é saber o conteúdo dado nas aulas.

Já cheguei a passar cola no meu tempo de faculdade. Não uma cola preparada. Apenas passei meu caderno com o conteúdo da prova para minha colega ao lado. Foi durante uma prova que foi feito num grande auditório da USP. Na hora da prova, minha colega ao lado me disse: Não sei nada sobre a questão. Eu disse:” também não sei direito mas eu tenho toda explicação no meu caderno”. Ela me pediu o caderno, arrancou a página que tinha o conteúdo da questão.

Colocou a folha em cima da carteira e resolveu a questão sem nenhuma preocupação. Fiquei admirada de sua coragem. Coisa que nunca tive coragem de fazer.

Aconteceu também, no meu tempo de colegial, numa prova de Biologia, caiu na prova dois problemas. Cada problema valia cinco. Eu fiz um. Minha colega ao lado me disse: Por que você não resolve o outro? Eu disse que não sabia. Ela me ofereceu a solução do outro. Eu não fiz.

A nota para passar era cinco. Pra que eu ia querer tirar dez sem merecer, caso fizesse o outro?

Há alunos que são tão viciados na cola que colavam até no cursinho preparatório para entrar na faculdade. Essa atitude de colar na prova do cursinho eu achava a maior idiotice na época, pois a nota não tinha valor para ingressar na faculdade.

Quando fui professora, para que meus alunos não colassem, eu fazia muitas provas diferentes e dizia que o aluno que saísse do lugar ficaria com zero. Além disso eu dizia para eles que eles não deveriam colar, pois se todos fossem mal eu daria de novo o conteúdo.

Hoje, o aluno não é mais avaliado pela prova, por isso ele não estuda mais, nem preparam colas, pois sabem que sendo bem comportados já garantem a promoção.

Muitos professores são contra as provas, mas provas são necessárias. Se ele não aprende a fazer uma prova na escola onde ele vai aprender?

Para ingressar na faculdade, ele vai ter que fazer uma prova e não trabalhos.