Homem x Mulher
Os homens,diferentemente das mulheres, não se rendem às gentilezas femininas. Mais freqüentemente, ocorre o oposto.
Quando elas exageram nos seus cuidados, o cavalheiro se retrai. Em casos extremos, chega a se retirar da relação com sintomas agudos de claustrofobia.
Nada contra ser amável e generosa, só que as ofertas, para serem bem recebidas, exigem um contexto de simetria e reciprocidade. "Quando a esmola é grande, até o santo desconfia", diz o ditado popular, que também vale para o amor.
É possível que a mulher esteja proporcionando doses excessivas de amor e dedicação, mesmo que não seja em termos absolutos, basta que sua oferta seja um pouco maior do que a demanda do homem.
A mulher sabe que o amor, por se nutrir em fontes inconscientes e desconhecidas, tem premissas contraditórias.
Talvez o homem, contrariando toda a lógica, não queira ser amado e o que realmente pretende, é amar.
É possível que a mulher, centrada nas suas próprias emoções, ofereça tudo o que tem ao seu alcance, menos a oportunidade do homem amá-la, com suas próprias iniciativas.
O narcisismo masculino pretende que amada ria das suas piadas, se emocione com suas palavras, chore com sua música ou vibre fascinada com sua poesia.
O amor espontâneo e generoso que a mulher oferece, possivelmente não cumpre esse objetivo, porque expressa seu próprio desejo de amar e, sem saber, impede o homem de estabelecer sua própria batalha pessoal para ser amado.
Esse mal entendido se sustenta na idéia errônea de que amamos o mais fácil e conveniente, mas basta olhar ao redor para perceber que os grandes amores, os mais intensos e profundos, são os ilógicos, inconvenientes, quando não absurdos.
A própria mulher, quando se sente cortejada e admirada por vários homens, mais se dedica integralmente a um homem inconveniente, distante e evasivo.
Ela é uma prova viva de que os seres humanos precisam lutar pelo amor ,e nunca amam o que lhes é oferecido gratuitamente e sem batalha.
Se a mulher aceitar a hipótese, a partir de hoje deverá desaparecer da vista do homem e apontar sua artilharia amorosa para novos alvos, de preferência, ela própria.
Os homens amam mulheres que lhes permitem exibir seu talento guerreiro.
Por tudo isso, sugiro à mulher assistir a um filme antigo de princesas e cavaleiros,
dando atenção especial às cenas nas quais eles, com lanças e armaduras, se debatem pelo amor da princesa. Nos melhores filmes do gênero, elas rejeitam todos os esforçados combatentes.
Nardo Belchior