Aconteceu em Parati

A Praça de Parati reverbera ao som das palavras de Ferreira Gullar. “A arte existe para superar a dor!” Aplausos e a voz emocionada do poeta agradecendo movem lágrimas de emoção nos meus olhos.

Término da Mesa em que Gullar foi homenageado vou andando pela praça e entro na Tenda dos Autógrafos. Meu marido me espera sentado em um canto da Tenda, onde o Banco patrocinador da Festa Literária instalou móveis para demonstrar seus serviços e publicidade.

Móveis de Design moderno levam as cores do tal Banco. Sofás, poltronas de coro, mesas e bancos de madeira.

“Ana o que você acha que é isto?! “ Durval aponta para um dos móveis.

“Olho com meu olhar critico e respondo de pronto! “Uma mesa!”

“Pois é, percebi que as mulheres identificam que é uma mesa, aprovam ou desaprovam o design, mas, sentam assim mesmo! Então, o segurança aproxima e pede para que levantem e aponta o dedo mostrando que se sentaram em uma mesa e as avisa:

“Esta mesa é muito frágil vai quebrar com o seu peso!”

“Ana; acredite que, duas delas ficaram bravas com o moço, pois pensaram que ele não foi gentil em chamá-las de “gordas”!

“Bem! Vamos sugerir um vaso de enfeite para sinalizar que o objeto é uma mesa! A tal da mesa é semelhante ao banco que fica ao seu lado, então, o pessoal tira o vaso coloca no balcão do segurança e senta! O homem, durante o tempo que estive aqui sentado, já informou quatro mulheres sobre o problema.”

“E os homens como agem com a tal mesa-banco?!”

“Eles não se importam em questionar a utilidade do objeto, apenas, sentam!”