Um Belo "Tapa de Luva "

Mesmo morando próximo a um Hipermercado, não deixamos de recorrer ao popular mercadinho de bairro, nas eventuais emergências. Saio meio apressado, caminhando pela calçada, na busca de um ingrediente para complementar o almoço caseiro. Não encontro no primeiro mercadinho. Vou em busca de outro, para o que tenho de atravessar uma das principais avenidas. Aumento o ritmo da caminhada, para compensar a distância em relação o primeiro. Passo por uma senhora que varria a sua calçada e não a cumprimento. Já de costas, ouvi um gentil “bom dia moço!”

Paro, volto e vou cumprimentá-la, dando-lhe os parabéns pela iniciativa daquele bom dia, que faltou da minha parte. No dito popular, aquela senhora me deu um “tapa de luva.”

Diante daquela atitude, não ficou apenas no simples cumprimento. Comentamos sobre a importância da gentileza das pessoas, num simples gesto. A maneira como ela me cumprimentou me fez lembrar um provérbio russo: “O modo de dar vale mais que o que se dá.” Seu gesto me fez refletir sobre como anda o homem de hoje, com o pensamento longe, alheio às coisas mais próximas. E passa por mal educado. Não era essa a minha intenção. Fui traído pelo devaneio da mente. Valeu a pena aquele “tapa de luva”.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 31/08/2010
Código do texto: T2470047
Classificação de conteúdo: seguro