Se assunte ó cabra.
Se assunte ó cabra.
U sinhô me adisculpe da minha ousadia di vim falá di coisas di pulítica, qui eu nem intendo direito. Mas tem coisa, qui mesmo sendo inguinorante comu é qui eu sô, não dá pa acreditá.
Eu to falanu é desses homi qui vão pra televisão, no tal de horário eleitora promode deitá falação i mostrá us seu plano di puliticage.
Daí eles vai prometerem um porção di coisa qui u sujeito tem qui sê é muito besta pra acreditá.
Mas intão eu nem vou falá us nomes deles, qui é pro sinhô não pensá qui eu to fazenu propagana di alquém, ô to falanu mal di um qui é pra ajudá o outro. Mas intão, é só prestá tenção qui o sinhô vai vê. Tem candidatu a deputado du estado qui ta prometendo aumentá o salário mínimu di todo povo do Brasil inteiro pra mais de dois mil e quinhentos real.
Tem um qui vai defendê us direito da religião. Olha se Uilson . Eu nunca ouvi falá di perciguição religiosa nu Brasil. Mas o qui me deixou mais besta, é um qui ta pedindo voto promode defendê um time di futebó. O sinhô intende uma coisa dessa?
Tem uma lei aí, qui começo agora, qui é a tá di ficha limpa. Só eu conheço uma ruma di ladrão qui nunca foi preso, por causa di tê uns tal di adevogado, qui tão sempre livrando a cara deles, sem contá com os juiz qui finge qui acredita neles. Agora eu vô contá uma coisa pro sinhô.
Eu qui sempre fui pobre e besta, passei a vida inteira votandu nus candidatus qui os patrão escolhia para gente votá. Depois us patrão ficava tudo contente i amigo dus políticus. A gente qui era pobre, continuava pobre, i cada vez mais necissitado. Daí nem os patrão nem os pulíticus quiria sabê da gente. Só na outra eleição, quando eles voltava, distribuindu camiseta, i mais uma porção di bugiganga. Depois pra adoçá a boca dus bobo, o patrão mandava fazê um churrascu, com cerveja barata i cachaça vagabunda, inguanto eles ficava lá entre eles, bebendo um tal di uisqui, i comendu umas comida qui a gente nunca vimos, i não sabe nem falá o nome. Mas intão Seu Uilson. Eu fiquei aqui matutandu com us meu pensamentus, u seguinte: Eu agora não vô mais balançá a cabeça como qui nem vaca di presépio, i ainda vô ajuntá us meus companheiro pra mostrá pra eles, qui si aqueles pulíticus fosse amigos dos pobres i oprimidus, us ricos não ia ficá tão contente quando eles si elege.
Mas intão, poisé. Eu não tô mandandu ninguém votá im ninguém. Só tô avisandu que é pros pessoal prestá tenção. Todus ele diz qui ta du lado dus oprimidus, mas tem aqueles qui tá sendo defendido pelos opressô.
... Agora eu não vô falá mais nada. Se assunte ó cabra!
Zé Uóston