LÍNGUA MATERNA

Todos sabemos, é aquela primeira que ouvimos e aprendemos. Materna porque vem da mãe, da família e do nosso país de origem. Normalmente é assim que acontece, entretanto pode ocorrer de maneira diversa, filhos de estrangeiros que praticam uma língua em casa e outra no ambiente externo. Esses têm duas línguas maternas. Para eles compreender, falar e ser compreendidos não é problema, mas geralmente a língua do lugar em que vivem prevalece. É através dela que serão alfabetizados, que se comunicarão com maior frequência, que se sentirão mais à vontade para exprimir exatamente seus sentimentos.

No momento em que uma língua estrangeira entra na vida de uma pessoa adulta, tudo muda de figura. Ela vai viver em outro país, forçosamente aprende o idioma local e instintivamente começa a misturar as duas línguas, a inventar novas palavras. Quando este processo acontece dentro de um grupo, fica até engraçado, só eles se entendem, como se falassem em dialeto. Sei disso porque já vivi na França em meio de brasileiros e por aqui mesmo, no meio de franceses. No entanto, lá no íntimo de cada um a língua materna fala mais alto e se assim não fosse criaríamos outra língua.

Difícil mesmo é quando a pessoa está sozinha lá no estrangeiro, sem ouvir nem falar sua própria língua. Antigamente ela podia manter o contato através da leitura e da correspondência com parentes e amigos, o que levava um tempão e aos poucos isso tudo ia ficando cada vez mais distante. Agora é mais fácil por causa da internet, webcan, telefone, mas por outro lado a vida exige que se dê mais atenção aos afazeres do dia a dia. Por mais que a pessoa viva a vida livre e solta em outro idioma, ela continuará ilhada em si mesma. Tudo o que lhe passa pela cabeça, sejam as maiores bobagens corriqueiras ou os mais sublimes sentimentos ditados por seu coração, só terão verdadeira expressão se verbalizados em sua língua materna.

Só para tirar a prova, na hora de grande raiva experimente soltar um palavrão em inglês, francês ou alemão. Não dá certo. Não desabafa!