A fiscalização do uso de cadeirinhas em carros e a hipocrisia em Goiânia
Moro em Goiânia há três anos e foi nessa cidade que pela primeira vez vi uma situação que não havia visto quando morava em São Paulo: Motociclistas levando duas e até três pessoas na moto, na maioria das vezes, crianças.
Sempre que me deparo com essa situação, cotidianamente, e continuo me espantando e fico a imaginar o quão irresponsável é o piloto da moto e o quão mais irresponsável é a nossa fiscalização de trânsito que permite tal absurdo.
Tempos atrás cheguei a acompanhar, na rodovia (imaginem, na rodovia!), um casal em uma moto, levando um recém nascido! Tentem visualizar a cena: O homem pilotando a moto, um bebê sendo seguro por uma das mãos da suposta mãe, que com a outra mão, segura o piloto, suposto pai do bebê. O que será que eles têm na cabeça, ao expor um bebê a essa situação?
Em uma matéria no jornal local, não faz muito tempo, sobre o assunto, um dos argumentos mais utilizados para justificar tal disparate, era a precariedade do sistema coletivo de transporte e a falta de dinheiro para a aquisição de um carro. Alguns agentes de trânsito entrevistados chegaram a afirmar que não paravam os motociclistas pois entendiam a necessidade deles. Mas ... desde quando a lei é para ser interpretada e aplicada pelo agente de trânsito, de acordo com o usuário. Mostrem-me onde está escrito no Código de Trânsito que é permitido levar três pessoas em uma motocicleta, desde que o proprietário comprove não ter condições de adquirir um carro?
Descrevo essa situação em razão da nova lei – Resolução 277, de 28 de maio de 2008, do CONTRAN, que obriga o uso de cadeirinhas nos veículos, que passará a ser fiscalizada a partir de primeiro de setembro próximo.
Será que a fiscalização de trânsito da cidade de Goiânia e das demais cidades da Grande Goiânia serão tão hipócritas a ponto de multar os motoristas que estiverem com crianças no banco traseiro, sem o uso de cadeirinhas?
Imaginem a seguinte situação: Você é parado pelo agente de trânsito ou pela PM e vai ser multado por não ter a cadeirinha no banco traseiro, quando ao lado, passa uma moto com dois adultos e uma criança, trafegando tranquilamente, cientes da impunidade, pois sabem que não serão parados.
Quero deixar claro que não sou contra a aplicação da nova lei. Sou contra a hipocrisia reinante, onde se fiscaliza uma lei e se faz vista grossa a outras. O que é mais perigoso para uma criança, ser transportada em uma moto, no meio de dois adultos ou ser transportada no banco traseiro do carro sem a cadeirinha?