CARPE DIEM 29.08.2010

Muitas coisas podem parecer decisivas, essa semana que se inicia, e realmente vão ser, um grande negócio, um novo emprego, uma prova importante, um ponto final ou o início de um relacionamento, uma nova função... Enfim, temos duas certezas ao nascer, a primeira delas é que um dia iremos morrer e a outra é que tomaremos decisões, o tempo todo de nossas vidas, e cada uma dessas decisões implica em conseqüências, pois é bem claro e evidente que existe algo chamado “custo de oportunidade” ou TRAD-OFF, como dizem os economistas.

Ninguém almoça de graça, e tudo tem o seu preço, inclusive ao estar lendo essa pequena crônica algo está deixando de ser feito em sua vida, mas enfim, temos que decidir e ninguém pode fazer absolutamente nada por nós.

Então os passos que iremos trilhar essa semana devem estar meticulosamente estudados, as possibilidades, estrategicamente definidas, as questões a serem abordadas em uma prova exaustivamente repassadas, ou seja, depende de nós, se os desafios que temos pela frente vão serem vencidos por nós ou não, nada está na mão do acaso, alias o acaso é uma desculpa para os despreparados, até onde nossas mãos alcançam e lá que elas devem se postar, até onde vai o nosso conhecimento, é lá que ele deve ir, a lógica deve trabalhar a nosso favor.

E não esqueçamos de cada um dos detalhes pois são eles que irão fazer a diferença, pois todos estão envolvidos no mesmo processo, e todos devem estar tomando as mesmas providências que nós, os candidatos ao nosso futuro emprego também os tem como certos. E uma atenção em um único ponto: NUNCA TEREMOS O DOMÍNIO DE TUDO...

Sempre dependeremos de algo que está longe de nossa capacidade humana, e talvez nem esteja na esfera humana, mas em universos de ações e reações que sequer vemos, universos aonde são definidos os resultados de cada partida da nossa vida e nesses “universos”, todo o nosso esforço, todo o nosso preparo, toda a nossa capacidade são anuladas por uma lei maior... A LEI DA RESPOSTA, que nada mais é do que o universo tem reservado para nó, e que não é nada diferente daquilo que nós reservamos para o universo.

O que fizemos para merecer esse grande negócio, essa nova tarefa, essa vaga, ou passar nessa prova, não falo de ações humanas, mas de merecimento espiritual, nada, pois nada merecemos do universo. A LEI DA RESPOSTA NÃO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS. E é algo incontrolável, algo que não podemos modificar, a não ser por uma outra lei universal A LEI DA FÉ.

Um dos maiores teóricos do pensamento cristão “São Tomaz de Aquino” nos deixou uma oração que tem feito milagres em minha vida. Use-a.

“Concedei-me Senhor, a serenidade para aceitas as coisas que eu não posso modificar, coragem para modificar as que posso e sabedoria para distinguir uma das outras”

Uma semana de Luz