A massa esparguete, “spaghetti” (As bichas)

Eu sou um filho do pós Segunda Guerra Mundial! Nasci em 1946. Muitas qualidades de alimentos, faltavam na minha vila onde eu vivia. É certo que não havia, o que se pode chamar de fome, mas certos produtos eram apresentados na sua forma mais primitiva. Por exemplo as massas, uma invenção dos Chineses trazida para a Europa pelos Árabes. Os Italianos seriam os primeiros assimilar o seu fabrico e alargaram o seu consumo. Ora nas mercearias de bairro vendia-se o tipo de massa alimentícia “macarrão ou manga de capote”. Uma massa grosseira em tubos largos e diâmetro e de variados comprimentos. Também havia a massa de “meada” por se parecer com meadas de lã, de duas qualidades grossa e fina. Antes de ser metida no tacho para cozer era partida em bocados. Estes produtos faziam parte da dieta de muitas famílias que os podiam comprar e depois de cozida era adicionada aos mais variados refogados de carnes e mesmo bacalhau. Era o chamado macarrão às mais diversas maneiras de ser cozinhado. Um dos mais célebres era o chamado “Rancho”, por ser muito utilizado nas unidades militares. Mas aconteceu aparecer no mercado a massa esparguete “spaghetti”. Como era uma forma de massa mais burguesa todas as famílias de posses, passaram a usá-la com maior frequência. Os adultos diziam ser simplesmente massa. Mas a miudagem para se habituar a este novo tipo de massa. Perguntavam à cozinheira ou sopeira o que era o prato para o almoço ou jantar. A resposta era simples: - São bichas com frango, ou bichas com carne. Portanto para os miúdos passou a existir mais um novo prato na sua alimentação. “Hoje são bichas com frango, menino, se aparecer a moela eu guardo-a para si; eu quero bichas ao jantar; eu gosto muito de bichas”. Somente mais tarde é que surgiram os pratos de “Massas Alimentícias” mais sofisticados na dieta dos Burgueses ou pequeno Burgueses. Agora já se vende em hipermercados como gastronomia típica Italiana. Mas no fundo as “bichas” tem olhos em bico, são pequenos e muitos dizem ser amarelos.

Zé Ernesto Gaia>>>>>>> MOTOR DE BUSCA GOOGLE

Zé Ernesto Gaia
Enviado por Zé Ernesto Gaia em 28/08/2010
Reeditado em 28/08/2010
Código do texto: T2464795
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.