Pense nisso!

Talvez o segredo para não enlouquecer seja não pensar. Uma vez li que “quem pensa muito, erra pouco”, segundo o “Leo” Da Vinci, para os íntimos. Mas erra pouco porque faz menos. Quem pensa menos faz mais. Pensar demais é hesitar. Quem pensa demais não se arrisca e portanto não petisca.

Pensar leva tempo. Muitas vezes o mesmo tempo que se levaria arriscando. Ou então, mais tempo ainda. Tem gente que pensa a vida inteira. Tudo tem seu "time" para acontecer. Pensar demais faz perder o "time".

Melhor ser dinâmico do que pensar demais. Quem é dinâmico, mesmo que pense pouco, experimenta, e se não der certo, muda rapidinho o curso. Já quem pensa, não... Analisa todas as possibilidades, as consequências de cada uma, os caminhos alternativos e as combinações possíveis de cada escolha, além de ficar cogitando se não esqueceu nada...

Pensar cansa, esgota o corpo, causa dores físicas. E dormir não recupera o cansaço mental. Ainda dizem que quem trabalha com a cabeça tem serviço leve.

Pensar demais faz mal. Enlouquece. Quem pensa muito, pensa coisas que não deve. Pensa coisas que não existem. Pensa assuntos desnecessários, alguns nocivos à saúde mental. Nunca vi ninguém enlouquecer por pensar pouco. Mas conheço muita gente neurótica porque pensa demais.

Quem não pensa, usa isso como justificativa: “ah, não pensei que fosse assim” ou “desculpe, fiz sem pensar”. Os “desencanados” vivem melhor, porque deixam a cargo dos viciados em tempestade cerebral todo o trabalho pesado de se preocupar demais.

Não estou dizendo para ser inconsequente. Apenas alertando, por experiência própria, sobre os males advindos de uma cabeça dominada por pensamentos indomáveis. Pense nisso! Opa, ou melhor, não pense tanto nisso, antes que seja tarde demais.

(Catalão, 24/08/2010)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 24/08/2010
Reeditado em 24/08/2010
Código do texto: T2457616
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.