VOCÊ ACREDITA NO QUE EU FALO ?

 

   Limpando velhas gavetas tropecei em anotações e uma foto sobre uma palestra que ministrei há alguns bons anos com o título “VOCÊ ACREDITA NO QUE EU FALO ?” .

   Naquela noite memorável a turma era composta na sua maioria por mulheres , algumas até bem jovens e minha missão era tentar mostrar aos alunos que eles poderiam ou não acreditar no que estava sendo dito e que ali só estaria ou não a mais absoluta verdade.

   A palestra encerrava uma semana de intensivo treinamento para futuros coordenadores de equipes e vendedores e a estratégia era revelar aos presentes, aliás bem atentos e desconfiados , que muitas vezes nos deixamos levar e convencer por palavras fáceis de serem entendidas e que, pela beleza e firmeza de quem está falando poderiam até parecer verdadeiras.

   Para resumir a história e com algumas interrupções motivadas por questionamentos, nosso encontro naquela noite durou bem mais que o tempo previsto e o que realmente importa é que consegui convencê-los de que tudo o que estava falando naquela oportunidade era verdadeiro e deveria ser levado muito a sério.

   Hoje, olhando mais uma vez para a foto, me pergunto se podemos identificar com certa facilidade se o  que  estão falando conosco é verdadeiro ou não. É claro que para profissionais treinados e outros com uma extensa experiência no contato com o público não é difícil perceber quando palavras são falsas ou verdadeiras, até porquê olhando nos olhos pode-se ter a certeza se quem está falando é mentiroso ou não.

   Analisando as anotações que serviram de base para meu discurso, me deu uma certa curiosidade em saber se publicasse um texto , artigo ou comentários sobre qualquer tipo de assunto não caberia a pergunta : “Você acredita no que eu falo ? “ .

   Aprofundando mais ainda a pergunta estou aqui pensando com meus botões e anotações o que uma pessoa precisaria realmente fazer para que quem o escutasse ou lesse não tivesse nenhuma dúvida de que palavras, letras, pontos e vírgulas seriam a mais absoluta expressão da verdade.

   Particularmente tenho uma incrível dificuldade para falar uma mentira e não vejo nenhum mérito nisso, muito pelo contrário, falar a verdade é muito mais que obrigação !

   Mas quantas vezes falei e escrevi tantas coisas que , passado algum tempo seria exagero formular novamente a já conhecida pergunta : “Você acredita no que eu falo ? “ .

   Naquele treinamento procurava mostrar a cada um dos presentes que todos, sem nenhuma exceção, eram homens e mulheres poderosos no sentido de guardarem dentro de si uma força, energia e capacidade de alcançar vitórias , êxitos e sucesso que talvez eles ainda não tivessem percebido.

   Hoje, decorridos alguns anos desde aquela inesquecível noite, se tivesse que repetir minhas palavras eu o faria com a mesma convicção de antes, quer dizer , cada um de nós, sejamos homens ou mulheres, somos criaturas poderosas criadas por Deus e sem nenhuma dúvida podemos fazer e alcançar praticamente tudo o que quisermos , desde que tenhamos força de vontade, coragem, e confiança nos nossos atos e atitudes .

   Evidentemente que também teríamos que desenvolver e aperfeiçoar a qualidade nata de saber distinguir o que é um desejo lógico e racional , o que é completamente diferente de um sonho absurdo e absolutamente sem pé e nem cabeça.

   Me lembro de ter dito naquela ocasião que qualquer um de nós, ou mais rápido ou um pouco mais lentamente, pode atingir o topo de qualquer montanha mas, seria impossível sozinhos ou não , fazer com que a mesma montanha mudasse de lugar.

   Com isso, tentava mostrar que na verdade não existem sonhos impossíveis mas sim, projetos perfeitamente cabíveis e que dependem única e exclusivamente da nossa vontade, determinação, fé , equilíbrio e confiança .

   É como sempre disse e repito com frequência : se eu posso, você também pode ! Se alguém já fez antes, você pode fazer melhor !

   Quem quer atingir o topo, seja na sua carreira profissional ou não, se quer ser feliz e bem sucedido enfim , quem quer ser um vencedor , um vitorioso, realizado da melhor forma em todos os sentidos possíveis , só dependerá de si mesmo , da sua coragem , do seu empenho , da sua força e da sua auto confiança.

    Você acredita no que eu falo ? …...

                         ***********


(...a foto estava meio que perdida entre vários dos meus textos.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 24/08/2010
Reeditado em 14/03/2013
Código do texto: T2456635
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.