Pura cara de pau
Sempre tem um engraçadinho querendo dar uma de espertão e aproveitando cada chance para se dar bem as custas dos outros. Com certeza, todos nós já vimos uma situação dessa. Eu vi uma hoje, ainda agora, voltando para casa.
Um rapaz, lá pelos seus 17 ou 18 anos, entrou no ônibuis acompanhado de um colega, também da mesma idade. O segundo passou o bilhete e pagou sua passagem a cobradora do ônibus. Já o primeiro, fazendo a maior cara de pau que poderia fazer, diz que tentou passar anteriormente, mas o cartão estava sem saldo; que não sabia que tinha pouco no cartão e que não estava com dinheiro no bolso. Tudo isso com uma cara de sonso e uma voz clamando por poder continuar seu trajeto.
Até aí tudo normal. Quantas vezes já não presenciei cenas como essa, de pessoas que realmente não se deram conta de quantas passagens tinham pra voltar pra casa. Inclusive comigo já aconteceu isso. Lembro-me de uma vez que saí tão atrasado de casa que esqueci de carregar o cartão de passagem. Quando fui falar, todo envergonhado, com o cobrador, ele me deixou passar por baixo da catraca. Mas, simplesmente não dava, o chão estava todo molhado e eu com uma camisa branca indo trabalhar. Estava quase agradecendo e pedindo pra descer no próximo ponto, quando uma moça pagou a minha passagem. Nunca vou esquecer esse episódio. Ela disse que já tinha acontecido isso com seu filho e que teve que ir buscá-lo em um lugar bem longe de casa. Agradeci muito aquela mulher, ainda todo sem jeito.
Mas, voltando à hsitória de hoje, a cobradora deixou o rapaz passar a catraca, meio contrariada, porém deixou. Então, perto do lugar onde desço, leventei e fui para o fim do corredor, onde os dois rapazes estavam conversando. E pude ver como tem gente querendo bancar o esperto, o oportunista. Estavam dando risada e comentando sobre o ocorrido, como tinha conseguido, etc e tal.
Desci do ônibus pensando nas pessoas que ganham na vida sendo "espertas".