O garoto e o vigia do shopping
Em um sábado à tarde, estava passeando por um dos shoppings de Goiânia, quando passou por mim um garoto sendo puxado pela camisa por um vigia. O garoto estava de cabeça baixa e o vigia estava com o braço direito levantado, forçando-o a acompanhá-lo.
Parei e virei o rosto para ver aonde eles iam. Logo viraram à direita, em um corredor. Resolvi voltar e acompanhá-los, no final do corredor havia uma porta com aviso de entrada privativa de funcionários.
Considerei mais adequado não continuar e voltei ao meu caminho normal. Logo à frente do local onde cruzei com os dois, à esquerda, havia um local de diversões, desses que se paga para brincar. Pus-me a imaginar que talvez o garoto tenha tentado entrar em um dos brinquedos sem pagar ou talvez estivesse importunando alguma mãe para que lhe pagasse ao menos um brinquedo. O vigia cumpriu com sua obrigação, retirando o incômodo da vista das demais crianças.
Será que o garoto foi apenas admoestado e liberado para voltar para sua casa, se é que ele a tem? Ou será que levou alguns cascudos para lembrar-se que o shopping não é lugar para ele estar?
Aí me veio à lembrança a nova lei sancionada pelo nosso Presidente, onde fica proibido dar "palmadinhas" nos filhos. Em muitas das entrevistas que li e vi, os "especialistas" favoráveis a isso, diziam que com essa lei teremos um futuro melhor para nossas crianças, pois crescerão em um ambiente mais "saudável" e com isso no futuro não teremos tantos crimes quanto temos hoje.
Será que a "lei das palmadinhas" irá alterar a vida daquele garoto que vi sendo levado por um vigia no shopping? Será que a partir dessa lei ele poderá passear em um shopping sem ser levado para fora por um vigia? Poderá ele brincar nos mesmos brinquedos que os demais garotos que tem pais que lhe pagam por essa diversão?
Sei que o problema da infância abandonada é muito mais complicada e tem soluções muito mais difíceis. Mas eu coloco a seguinte questão: Em vez de nossos pedagogos, políticos e que tais, ficarem criando leis para "protegerem" crianças que estão no seio de sua família, por que não se preocupam em melhorar e fazer valer as leis existentes que foram criadas para melhorar a vida desses garotos e garotas que não têm infância e que encontramos cotidianamente nos cruzamentos e de vez em quando, tentando se divertir em um shopping em um sábado à tarde?