EQM _ EXPERIÊNCIA DE QUASE MORTE

O termo experiência de quase-morte (EQM) denomina um conjunto de sensações ocorridas em casos de morte iminente por hipóxia cerebral, como o efeito túnel e a experiência fora-do-corpo ou autoscopia (termo denominado pelo Dr. Raymond Moody em seu livro "Vida Depois da Vida", escrito em 1975). Na maioria dos casos a morte clínica do paciente foi atestada pelos médicos, mas em nenhum deles houve a confirmação de morte cerebral. Nesse espaço atemporal, a pessoa que vive a EQM percebe a presença de um "ser de luz", de uma porta ou um lago, uma barreira que, se atravessada, implicaria não regressarem ao seu corpo físico.

Com a multiplicação de experiências de quase-morte, a comunidade médica foi forçada a olhar a morte e a sobrevivência da consciência sob uma nova perspectiva. Até muito recentemente, o fenômeno era considerado pela ciência um assunto vulgar, crendice popular ou religiosidade. No entanto, pesquisas como a do Dr. Raymond Moody incentivaram o estudo sobre o fenômeno.

Na linguagem médica, essa experiência é denominada morte súbita ou abortada. O coração pára de funcionar. Como o sangue não circula mais, o oxigênio não chega às células. O colapso físico do corpo é fácil de explicar. Mas o que acontece no período em que o doente sai do ar é uma incógnita. O que há depois da morte?

Se tudo termina com a morte, o homem não tem porque pensar em progresso espiritual. Mas a realidade levantada pela ciência ultrapassa o pensamento religioso e filosófico. Não se trata apenas de saber o que há depois da morte. Provando a sobrevivência da alma, a ciência derrubará o mito de mera crença religiosa e isso trará consequências na estrutura das religiões.

O trabalho da ciência quase sempre é demorado, pois necessita de provas concretas e isso pode levar anos. E, em se tratando de uma realidade sutil, invisível aos nossos olhos físicos, isso se torna mais difícil. A EQM, por sua vez, reforça a crença na imortalidade e na continuidade da vida. Pode ser um primeiro passo... Um assunto para se pensar.

* Bibliografia:

_ Vida Depois da Vida - Dr. Raymond Moody

_ Revista Isto É

_ Google

Giustina
Enviado por Giustina em 21/08/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2451602
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.