O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO AQUI?

“O homem sabe que não pode captar a felicidade a qualquer preço."

" Vive em nós uma consciência moral. Será que minha vida tem realmente finalidade e sentido?"

Nosso desejo de “sermos bons” brota de uma previsão, estou sendo destinado para a bondade absoluta."

" Eis que justapondo-se a isso desponta cruel desafio a nossa pacífica reflexão. Esse desafio é a miséria do mundo."

" Como podemos rimar a doença, a decepção, a malícia, nesta terra com uma Origem que seria a Bondade infinita?

"Não somos apenas limitados e finitos – característica esta que exige necessariamente a existência do infinito – mas somos igualmente quebrados e partidos. "

São alguns questionamentos do controverso "Catecismo Holandês", sucedâneo do Concílio vaticano II, escrito nos anos setenta pelos Bispos Holandeses de Nijmen..

E assentam os Bispos de Holanda: "A RESPOSTA É JESUS CRISTO".

Se tudo que é material é infinito na transformação permanente da natureza, força é dizer que o imaterial tem muito mais expressão na proposição.

O pensamento, a alma no que se nomina espírito, é imaterial, portanto infinito.

Se há finitude de algo decorre de passagem de um estado a outro, se a matéria acompanha o imaterial, estão juntos por certo tempo, corporeamente, se uma parte se transforma por finitude, material, a outra imaterial se transforma por infinitude.

Dir-se-ía que as duas partes são infinitas, cada uma a seu modo, matéria e espírito.

De tudo se recolhe a resposta dos Bispos de Holanda. Se todos fizessem seu lado imaterial alinhados com a escola de Cristo, fazendo de seus ensinamentos padrão e paradigma, respeitando todos a dignidade de todos, pessoas, indivíduos, seres políticos como cidadãos, famílias, nações, diminuiria gigantescamente o sofrimento material, gerando estado de calma absoluta nas adversidades inexoráveis, fazendo o encontro da infinitude com o imaterial recepcionado com mais compreensão pelo que é material em corpo.

Para mim está assentado como crença inamovível e raízes em meu entendimento que o mundo moral não se distingue do material, físico, pois o que rotulamos de espírito, ao fim da jornada é um índice circular, enciclopédico, da natureza, toda.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 21/08/2010
Reeditado em 21/08/2010
Código do texto: T2450937
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.