CRÔNICA – O avanço do touro
Tempos atrás andaram fazendo touradas aqui pelo país, todavia assim como amadorismo sem consequências e muito barato. Não é um esporte, mas um espetáculo tradicional de Portugal, Espanha e França, países que podem ser considerados como o berço dos toureiros. Na verdade, considero uma prática de péssimo gosto, além de violenta.
Claro que em outros países registram-se ocorrências de touradas, até mesmo na Itália, em Roma. Na América Latina: México, Colômbia, Peru, Venezuela e Guatemala também é utilizada. Essa luta entre toureiro e o animal continua sendo bem praticada, mas se nota certa redução em relação à outrora. No sentido lato da palavra significa combate com touros, que veio lá da Grécia.
Informa-se que a maior praça de touros (Arena) é a “Plaza de Toros México”, localizada na cidade do mesmo nome, enquanto que a maior da Europa é a “Plaza de Toros de lãs Ventas”, em Madrid, na Espanha. A exigência é que cada touro tenha pelo menos quatro anos, pois com idade menor é considerado um novilho.
Claro que não vamos aqui querer escrever sobre a história das touradas, até por que não temos interesse. No Brasil o que se vem praticando ao longo dos tempos é a “vaquejada”, que consiste num cavaleiro montar a cavalo, perseguir o boi e derrubá-lo pela cauda, esporte menos violento. Há também pelo sul a prática de rodeios, de competições para selecionar o “peão” que mais tempo demora montado num touro bravio, por sinal com arenas muito bem movimentadas, chega a ser até desfile de belas mulheres. Em Santa Catarina ocorre tal de “farra do boi”, que é tida como de péssimo gosto e maus resultados.
Nosso interesse é apenas fazer alusão a um incidente ocorrido no dia 18 próximo passado, na praça de touros de Navarra, norte da Espanha, quando um touro daqueles furiosos pulou para a arquibancada e feriu nada mais nada menos do que trinta pessoas, provocando apenas contusões (pura sorte).
Foram mostradas pela TV local (Espanha) imagens impressionantes a respeito do avanço do animal enraivecido, que saiu derrubando tudo o que via pela frente, evidente que mais pessoas do que objetos, causando um tumulto sensacional, que por sinal já está nos costumes daquele país, pois de vez em quando ocorrem cenas iguais. Muita gente acha até graça e se diverte adoidadamente com o espetáculo.
Touro pula arena e invade arquibancada na Espanha (Foto: UOL, GLOBO, INTERNET, GOOGLE)
A notícia que se tem é que após quinze minutos do ataque o touro foi dominado por funcionários da “arena” e logo sacrificado, em mais outra violência.
Agora que vou entrar no assunto que eu queria. Pensei com os meus botões como seria proveitoso para os nossos irmãos brasileiros que um touro com tanta disposição fosse solto no plenário do Congresso Nacional (que faz parte de um poder que não pode nada, apenas cumpre o que o Toureiro chefe mandar), a fim de que com um tamanho susto os parlamentares pudessem trabalhar honestamente e produzir leis boas e justas para o povão que os elegem a troco de “dentaduras”, “tijolos”, “telhas”, “óculos” e até dinheiro vivo (não agravando a todos).
Os que fizeram parte do “mensalão” e alguns outros “aloprados”, assim como os que se envolveram em escândalos abafados convenientemente pelos partidos, com ênfase ao PT, capitaneado pelo presidente Lula, (até mesmo DEM e PSDB), eis que tudo indica tinham “rabo de palha”, seriam selecionados. Do procedimento constaria colocar-se um paletó vermelho em cada um daqueles políticos e deixar o resto por conta do irracional, que adora a cor do sangue.
Depois de se examinar os resultados, estudar-se-ia uma maneira de colocar o “boi” dentro do Palácio do Planalto, a fim de, pelo faro, verificar a existência de gente do mal para as providências cabíveis.
A ação, dando resultados, seria levada a cada município do país, porquanto nas câmaras e assembléias legislativas pode existir gente que não mereça ser representante do povo, até mesmo “fichas sujas”, cuja lei vai sendo desmoralizada devagar pelo poder judiciário, segundo se ouve a boca miúda.
Um colega aqui ao lado me falou que seria bom num dia em que o MST, que é uma vergonha nacional, apoiado pelo governo, também estivesse invadindo o legislativo, pois seriam dois coelhos em uma só cajadada... boa ideia!
Talvez sobrassem poucos políticos para contar a história. Agora, o melhor de tudo é que não se precisaria de armas outras como as utilizadas no tempo em que pessoas violentas ameaçavam tomar o poder... acho que este conselho seria um grande remédio.
Era o que tinha a dizer.
Em revisão.