Como escolher seu candidato

Propaganda do TSE pede que o eleitor escolha bem seus candidatos na hora de votar. Que veja seu passado, suas realizações, projetos, etc.. Só não diz de que forma podemos fazer isto.

Os partidos políticos são propriedade de uns poucos que fazem deles o que bem querem. Os candidatos são seus escolhidos e, em regra, gente da mesma estirpe, farinha do mesmo saco. Primeiro a família e depois os afins: Gedel Vieira Lima e Lúcio Vieira Lima; Paulo Souto e Fábio Souto; João Bacelar e João Carlos Bacelar; ACM, ACM Júnior e ACM Neto; João Durval Carneiro, João Henrique Carneiro e Maria Luiza Carneiro; Luiz Caetano e sua mulher Luíza Maia; Cláudio Cajado e Andréia Cajado. Só para exemplificar.

Como encontrar espaço para incluir gente de bem?

O projeto “ficha limpa” não passa de propaganda enganosa, num país onde a justiça só serve para prender ladrão de abóbora, galinha e rapadura - Coisas incomuns às margens do Paranoá -.

São exemplos de “fichas limpas”, dentre tantos outros: Maluf, Zé Dirceu, Collor de Melo, Antônio Palocci, José Genoíno, Yeda Cruzius e Jáder Barbalho.

Votar em quem? Citamos alguns, mas são todos iguais. O certo seria o voto ser facultativo porque você teria a possibilidade de se abster desse processo de tanta sujeira e corrupção. Para ser obrigado a votar nessa gente o voto deveria ser vendido e bem caro. A proibição de venda do voto só é boa para os candidatos que têm menos despesa na campanha. Os eleitos certamente venderão seus votos nas casas legislativas a preço de ouro. Esse é o costume, essa é a prática e ninguém fala de corrupção passiva e muito menos de ativa. Os gestores também vendem seus projetos para os empreiteiros.

E o TSE pede que pensemos antes de votar. A quem pensa, só resta a possibilidade de votar em branco ou nulo. Melhor então não pensar e votar em qualquer um, já que são todos iguais.

O que precisamos mesmo é de um novo modelo de eleição.

E nem falei que a corrupção chega ao Poder Judiciário. Talvez para manter o equilíbrio entre os poderes, no sistema de pesos e contrapesos.

Justino Francisco
Enviado por Justino Francisco em 19/08/2010
Código do texto: T2448027
Classificação de conteúdo: seguro