A DERROTA DE LAMPIÃO

À GUISA DE PREFÁCIO

Apenas por diletantismo e sem qualquer pretensão histórica ou literária, há trinta e três anos, impulsionado tão-somente pelo anelo de registrar para meu arquivo pessoal o depoimento de pessoas que presenciaram ou foram contemporâneas da frustrada tentativa de invasão à cidade de Mossoró perpetrada pelos cangaceiros comandados por Virgulino Lampião, fato ocorrido no dia 13 de junho de 1927, resolvi sair a campo para descobrir onde residiam essas personagens, muitas delas esquecidos pela história, e delas ouvir os emocionantes relatos escondidos em suas memórias.

Foram momentos que me emocionaram e trouxeram riquezas de detalhes a respeito de fatos já notórios e outros conhecidos apenas por essas testemunhas que o tempo, pouco a pouco, ia se encarregando de fazer desaparecer do mapa das recordações com a passagem dos anos. Depois, na busca por mais dados, posto que eu me entusiasmava a cada registro, por intermédio de um sem número de amigos interessados sobre o acontecimento deparei com os Livros de Tombo da Igreja de Santa Luzia, o Relatório do à época gerente do Banco do Brasil Jaime Guedes, o noticiário dos jornais que cobriram o acontecimento, o diário do Coronel Antonio Gurgel, passando então para a leitura dos livros dos escritores Raimundo Nonato, Aglae de Oliveira, Nertan Macedo, entre outros, e encontrando, por fim, alguns cidadãos que participaram ativamente da defesa de Mossoró naquela tarde em que Lampião conheceu o amargo sabor da derrota.

Por obra do acaso, minhas anotações despretensiosas chegaram ao conhecimento dos responsáveis pela organização das comemorações dos cinquenta anos da vitória e da bravura dos mossoroenses nesse evento histórico, e fui por eles convidado a transformá-las em livro. Relutei a princípio porque tudo precisava ser feito de imediato, às pressas, sem condições para reescrever o texto em andamento, analisá-lo e revisá-lo para dar-lhe melhor roupagem, mas ante os argumentos apresentados cedi. Daí veio a lume CANGAÇO - RECORDAÇÃO DO ATAQUE FRUSTRADO, título que, na época do lançamento, me pareceu mais adequado por seu conteúdo inspirado nos depoimentos que me foram dados, apesar dos documentos adicionados ao opúsculo.

Passados todos esses anos, empoeirado numa ou noutra estante particular de amigos, adormecido nalgumas bibliotecas municipais, eis que, por certo acaso do destino, um ensebado exemplar desse livrinho, várias páginas riscadas, capa quase rasgada, vai às mãos do editor e Mecenas da Editora Sebo Vermelho, Abimael Silva. E ele, decerto entusiasmado diante da singeleza desses não mais que meros rabiscos históricos sobre o 13 de junho de 1927, me convocou para fazer uma segunda edição aumentada e revisada.

Agradecido e lisonjeado pelo interesse do editor aceitei a empreitada e reescrevi toda primeira parte da modesta obra, achando por bem, nesse meio tempo, alterar também seu título tendo em vista refletir que o anterior era longo demais. Renomeei-o, assim, sempre tratando este trabalho como simples anotações despretensiosas de relatos que me foram feitos por populares, dando-lhe o título A DERROTA DE LAMPIÃO por entender que o famigerado bandido, vencido pela bravura dos defensores mossoroenses, sem dúvida sofreu humilhante derrota ao atrever-se, com sua empáfia e arrogância, a invadir Mossoró.

Natal RN, agosto de 2010

Gilbamar de Oliveira Bezerra

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 19/08/2010
Reeditado em 19/08/2010
Código do texto: T2446466
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.