1966

A vida agora era mais rica para mim. Eu carregava no ventre o meu filho. Deus havia permitido que eu colaborasse com Ele na obra da criação.

Continuei ensinando pela manhã. Fui escolhida pela direção da Escola José Matias Sampaio para lecionar na primeira turma de admissão ao ginásio. Era uma grande responsabilidade, um desafio até, pois eu seria a única professora da turma; teria que transmitir todas as disciplinas.Aceitei, confiante em Deus.Assumi, além dessa turma, aulas de Biologia e Metodologia do Cálculo nas turmas do primeiro normal das escolas Pe. Viana e Pe. Abath, à noite.

Na Semana Santa deste ano, mais exatamente na missa do Sábado de Aleluia, fomos, Raimundo e eu, escolhidos para participar do ofertório. Era uma inovação introduzida pelo Concílio do Vaticano II.Fiquei muito feliz em recebermos tal incumbência poucos dias antes do nascimento do nosso filho.Durante o ofertório, quando conduzíamos o pão e o vinho, senti-me na situação de Izabel; meu filho exultava de alegria no ventre, ao me aproximar do altar (de Jesus).Foi muito emocionante!

No segundo domingo de maio comemoramos o dia das mães na escola e fui presenteada pela direção e pelos alunos.

Na quinta-feira seguinte, dia doze, nasceu nosso filho Roberto. Ele nasceu em casa, onde fui assistida pela enfermeira Mundinha e gozei da companhia da minha amiga Bernadete que me apoiou junto a Raimundo.

Fiquei afastada da escola apenas por quinze dias para não prejudicar a turma, que durante este período esteve sob a responsabilidade da professora Filomena Alves Araújo. Renunciei à Licença Délivrance, a que fazia jus, a pedido da diretora, para que os alunos não se prejudicassem. Eles seriam examinados nos ginásios Pe. Vi-ana e Pe. Abath para ingressarem no curso ginasial e deveriam estar bem preparados.

Nas férias do meio do ano, na Copa do mundo, na Inglaterra, o Brasil perdeu, deixando assim, de receber o tão almejado título de tri-campeão mundial.

Com o Concílio do Vaticano II, vieram muitas mudanças, entre elas a missa celebrada em nossa língua, o uso livre da Bíblia por todas as pessoas e a participação dos leigos como protagonistas do Reino de Deus.

Nas eleições municipais foram eleitos a prefeito e vice os Srs. Emílio Salviano Alves e Antonio Gomes de Araújo (Antonio Jacinto).

Apesar do pouco tempo de casada, eu já sentia a felicidade de ter sido admitida como filha e irmã na família do meu esposo. Havia ganho meus segundos pais e mais nove irmãos, com quem mantinha um excelente relacionamento.

O nascimento de Roberto havia nos aproximado muito mais. Ele era o primeiro neto dos meus pais e dos pais de Raimundo e o único sobrinho das duas famílias. Era também muito querido por todos da casa de vovó Luzia, dos meus padrinhos João Ambrósio e Clotildes, da vizinhança

do quarteirão onde residíamos e das alunas mais próximas a mim.

Mais um ano se vai deixando saudades, porém, acrescentando algo na bagagem da vida.