Medicina partida

MeDICINA PARTIDa

Antigamente existia o médico de família, para quem podia claro. Porque a grande maioria, ficava na indigêcias pessoas a mesmo.

Só com a Constituuição de 1988, é que foi criado o Sistema Único de Saúde, que possibilitou o acesso, mesmo que precário, mas considerado por uns o maior plano de saúde do mundo, pois é universal.

Antes disso, só tinha acesso aos serviços de saúde as pessoas com carteira assinada, através do extinto INAMPS.

Pois bem, essa minha introdução leva a uma conmstação simples. O mé´dico de antigamente, não sei, mas acho que eram todos clínicos. Tenho a impressão que especialização era remota, claro que existia mas devia ser difícil. Mas o clínico, conseguia através da anaminese, descobrir qual a suposta doença e receitava remédios, que fatalmente não acertava. Além da figura do farmacêutico que nas cidades pequenas, ou grandes faziam verdadeiros milagres.

Mas voltando ao tema da medicina partida. Digo partida porque: As especialidades são tantas que els tratam os pacientes por pedaço.

Hohe fui ao um otorrino, que me pediu dois exames, é só através deles que eles clinicam. Depois fui q um ortopediasta para mostrar uma dou na articulação da mão direita. O ortopedista, pediu imediatamente um Raio X, analisou e já passou comprimido e seções de fisioterapia.

Se tivesse conseguido maracar, teria ido a um gastro pois estou com azias e incômodo no estõmago. Ontem fiz teste ergométrico com o cardiologista.

Meu Deus, perceberam como a medicina se parte. E nessa loucura, as clínicas se multiplicam e a indústria da saúde caminha de vento em poupa. Principalmente pela proliferação dos planos de saúde.

Daí amigos fiz essa costatação, não sei se concordam, mas essa é a minha opinião e análise. ONDE VAMOS PARAR???????