Prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém 

     Estamos próximo às eleições, cada vez mais fatos acontecem que nos estarrece e que tira toda a lisura do pleito. Infelizmente, há pouco tempo para que os fatos sobre as últimas denuncias e acontecimentos como os grampo no Supremo Tribunal Eleitoral e da Justiça; o caso do dinheiro pago pelo tal dossiê sejam apurados. Quem de fato está por trás de tudo? O tempo cada vez mais se estreita sobrando mais responsabilidade para o eleitor. 

     Não dá, para não ligar o presidente Lula ao caso, já que um de seus assessores direto que há anos lhe presta serviços está envolvido. Também vários dirigentes de campanha e o próprio presidente do PT estão envolvidos. 

     Durante todo este processo político venho dizendo que Lula busca a reeleição a qualquer custo no primeiro turno, pois, sabe que o segundo será muito difícil, terá de descer ao nível do candidato concorrente e assim, explicar muito daquilo que foge ao debate. Temos visto que ele tem feito de tudo para que não ocorra o segundo turno. 

     Pois bem, tenho sempre escrito que embora as pesquisas o apontem para uma possível vitória já no primeiro turno estes dados não se concretizam na realidade, principalmente nos estados do sudeste, sul e até mesmo centro oeste. Regiões estas mais populosas e de um povo no geral de nível de escolaridade maior e mais politizado. 

     Há vários estados nestas regiões citadas onde a oposição é extremamente forte como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e em outras regiões como Bahia no nordeste entre outros. 

     Ante as novas denuncias o PT procurou reverter a situação tentando transferir para a oposição todo o esquema, porem cada vez mais vai surgindo fatos novos que minam estas possibilidades. 

     Diante fatos não há argumentos. Embora estejamos na reta final das eleições tais acontecimentos podem levar a disputa presidencial para o segundo turno. Se isto ocorresse seria uma oportunidade para que o eleitor pudesse fazer uma maior reflexão e analise, também haveria um tempo maior para os esclarecimentos das denuncias novas que são extremamente graves. 

     Num outro depoimento em um jantar Lula disse aos empresários que não desejaria acordar o demônio que existe dentro dele, pois, se isto ocorresse poderia fechar o congresso para tomar as medidas que julga necessário. 

     Tal afirmação é muito perigosa, pois, é um verdadeiro retrocesso político e uma atitude de totalitarismo – inicio de uma ditadura. Isto é o desmonte de todas as instituições democráticas construídas ao longo destas ultimas décadas. 

     Às vezes é melhor dar mais alguns dias para escolher aquele que irá governar o país por mais quatro anos, do que votar precipitadamente e assim, termos conseqüências gravíssimas os quais não temos consciência do que pode ocorrer.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 19/09/2006
Reeditado em 19/09/2006
Código do texto: T244387