SANTO NOME EM VÃO

Há alguns dias uma tia pediu para eu ver um DVD que comprou com fotos de sua última viagem. O DVD era vendido por uma das pessoas que participou da viagem.

Trouxe o DVD para casa, achei a capa muito bonita e fui ver as fotos, no computador mesmo. Entre as inúmeras fotos, vi duas fotos de minha mãe (que também estava na viagem) e nenhuma foto de minha tia...

Fiquei chateado, pois apesar de não ser uma grande quantia, a pessoa ofereceu as fotos para minha tia, ela comprou-as, e não aparece em nenhuma, considerei isto um ato, não digo desonesto, mas desrespeitoso, não só com minha tia, mas com todas as pessoas que compraram o DVD e não apareceram ou apareceram pouco.

Voltei a analisar a capa, uma capa muito bonita, mas com um defeito horrível na minha opinião, no verso estava escrito "No amor de Jesus Cristo", não que eu considere a expressão "No amor de JESUS CRISTO" um defeito, mas não concordo que uma pessoa venda qualquer tipo de produto em nome de DEUS ou, como ela escreveu, no amor de de JESUS CRISTO.

Logo me lembrei do terceiro mandamento "Não usarás meu Santo Nome em vão" (Êxodo 20.7) e também de quando JESUS expulsa os vendedores do templo (Lucas 19.45-46).

Não questiono a fé ou o compromisso com DEUS desta pessoa, mas fiquei intrigado com sua atitude. Ela não estava vendendo em uma igreja, mas no amor de JESUS CRISTO estava vendendo um produto e de uma forma que não era muito respeitosa com seus clientes. Pois minha tia e os demais compradores compraram com esperanças de ver muitas fotos suas, não fotos da vendedora e seus "amigos", ela usava o nome/amor de JESUS para ganhar dinheiro e atingir seus objetivos particulares.

Estamos em ano de eleições, na verdade há menos de dois meses das eleições, e parece que há uma epidemia de candidatos evangélicos, soube esta semana que um dos candidatos a vice-governador em meu estado é um pastor evangélico de grande respeito e influência. Você já parou analisar quantos fazem uso da religião (não só evangélicos) para conseguir alguns votos a mais?

Acho assustador que as pessoas usem de sua fé, ou pior ainda, da fé dos outros, para conseguir alguma vantagem. Onde isso vai parar???