CRÔNICA – A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV

 

            Meu amigo, para nossa tristeza, está começando a tradicional corrida à campanha eleitoral gratuita (?) nas emissoras de rádio e televisão de todo o país. Como se sabe, neste ano haverá eleições para deputados, senadores, governadores e presidente da República, aqui não falando em suplentes.

            Na última pesquisa do IBOPE – não posso garantir que seja de credibilidade --, a doutora Dilma disparou na frente do doutor José Serra com uma margem de 12% das intenções de votos dos brasileiros, o que convenhamos a 45 dias do pleito é uma vantagem significativa, e a continuar assim a felizarda será eleita ainda no primeiro turno.

 

            A grande sacada é que a população não sabe, e é preciso que se diga, que esse negócio de propaganda gratuita nunca existiu. O serviço de radiodifusão é uma concessão governamental, e apesar disso, toda a utilização do tempo dessas concessionárias, feitos os competentes cálculos com despesas, esse total é deduzido do imposto de renda das empresas envolvidas. Exemplificando: Digamos que para levar ao ar um programa eleitoral de 45 minutos, a emissora "A" tenha seus gastos avaliados em R$ 200 mil reais. Pois bem, essa soma será abatida do pertinente Imposto de Renda na próxima declaração.

            Sendo assim, fácil é notar que esse assunto gratuidade é apenas uma conversa pra bois e malandros dormirem. O dinheiro sai dos cofres do governo, e como o apurado do Estado é pago pelo povo significa dizer que esse mesmo "zé ninguém" é quem arca com tudo, desde as campanhas até os altos salários que recebem os políticos quando no poder, inclusive os de ficha suja que vão conseguir ludibriar a “justiça” e serem eleitos.


Em revisão.

Publico alguns comentários selecionados de leitores da crônica.

17/08/2010 22:58 - Noeli Lazarotto

Meu querido amigo, eles dizem gratuito, mas nós bem sabemos quem paga esses "míseros reais", para que eles (os políticos) coitados possam apresentar seus projetos de governo, seus planos de trabalho... Causa-me indignação assistir a esse programa no "horário gratuito", pois aparecem tantos milagrosos que têm solução pra tudo, só não entendo porque quando lá estão não conseguem, não é mesmo? Parabéns, Ansilgus, por mais essa aula política, desta vez referindo-se ao horário gratuito! Sucesso sempre. É sempre bom passar por aqui, sempre aprendo algo mais! Tenha uma excelente noite! Beijos com carinho.

Para o texto: CRÔNICA A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV (T2442627)

18/08/2010 16h03min - Beatriz Cruz

Seus textos sobre política são sempre pertinentes, Ansilgus. Além disso, tudo que você falou sobre a 'gratuidade' da propaganda, achei a apresentação dos candidatos um desfile de horrores, ainda mais com o Presidente da República - no exercício da função - tendo a cara de pau de aparecer em milhares de cenas ao lado da sua protegida! Abraços, Bia

Para o texto: CRÔNICA – A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV (T2442627)


 

 

 

ansilgus
Enviado por ansilgus em 17/08/2010
Reeditado em 18/08/2010
Código do texto: T2442627
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.