DE SALTO ALTO

Ontem fui almoçar com amigos em São Paulo. Domingo gelado, mas lá dentro do apartamento estava quentinho: janelas quase fechadas e calor humano.

Nessas ocasiões as conversas são variadas. Trocamos ideias com uns e outros, mudamos de assunto conforme o interlocutor e assim vai. Em dado momento me chamou a atenção o salto que uma das amigas usava. Ela contou que não sabe, e não pode, andar sem salto. E que além de tudo, é receita médica, por causa da coluna...

Desde que começou a sentir dores, procurou um ortopedista. Radiografias feitas, não havia nada de errado na coluna. O doutor, então, desconfiou que o problema podia estar nos pés. Sapatos apertados talvez emperrassem seu andar e por causa disso, ela ficava com o corpo torto. Devia escolher sapatos que calçassem feito luvas e... de salto alto, assim ela seria obrigada a elevar-se. Pensando bem, faz sentido. Já notaram que as mulheres quando usam salto andam mais empinadas?... O andar fica mais leve e a cabeça se ergue, num jeito que às vezes até parece arrogância. Antes eu pensava que era por nos sentirmos elegantes, mas agora refletindo sobre isto, vejo que é mesmo por causa da postura. Quando estamos de chinelo ou de sapatilha, tendemos a soltar o corpo, entortando a coluna. De salto, mesmo que seja pequenino, andamos na ponta dos pés e levantamos as costas, movimento suficiente para que a coluna fique na posição correta. Sem tomar remédios, ela resolveu o problema e recomenda às mulheres sofredoras desse mal que experimentem.

Não é o meu caso, felizmente. Independente disso, gosto de variar os sapatos, sem salto ou com salto. Já tive até chinelos de saltinho e era engraçado andar com eles vestindo pijama... O que me veio à cabeça agora são os homens. Será que aquele médico receita a mesma coisa para eles?...