CRÔNICA – O toma lá dá cá

 

            Por vezes me pergunto, e não consigo resposta, por que há pessoas que só fazem o bem olhando a si próprias e aos favorecidos, todavia o que Deus pregara foi justamente o contrário: “Fazer o bem sem olhar a quem”!

            Claro que é difícil seguir as recomendações do Soberano, sim porque não somos perfeitos, mas pelo menos tentar não custa nada a ninguém. Nessa sua pregação, ao que parece, está embutida outra que seria: “Sem esperar troco”. Isso não obstante quando se oferece um óbolo a um pedinte dele ouvimos: “Deus lhe pague” ou um agradecimento normal, simples, em reconhecimento àquilo que recebera.

            Pessoas há que tentam, na medida do possível, pautar seu comportamento nessa direção, e eu afirmo que estou incluído entre elas. Sou sempre agradecido, de coração, àqueles que me prestigiam, e a minha gratidão será sempre fiel, pra valer mesmo, sincera. Todavia, parece-me lógico que esperar daquele pedinte uma retribuição à altura não seria de bom alvitre, até porque seria impossível que ele pudesse fazê-lo.

            Essa história de mendigo é apenas uma ideia para dizer o que sinto a respeito dessa máxima do “Toma lá-dá-cá”, ou seja, eu só faço isso se ele fizer o mesmo comigo; eu só lhe dou um presente se ele me retribuir; só vou ao seu aniversário se ele vier ao meu; enquanto aquela pessoa não ler o meu livro eu jamais lerei o seu... E assim por diante...

            Quando sou lido, e tenho recebido o apoio de muita gente boa, que entendo não desejam recompensa, fico deveras orgulhoso, entretanto não me acho em débito com ninguém. Leio e comento aquilo que me agrada... Seus autores não têm a obrigação de me retribuir coisíssima alguma. Quando não comento é porque não li ou não apreciei. Digo ao modesto, como eu, e ao mais competente escritor que se comentei o seu texto foi em face de tê-lo considerado bom... Até por que não tenho essa cultura toda... qualquer obra bem elaborada no meu modo de entender merece o meu aplauso... E ponto final.

            Também não sou adepto de verdadeiras intimações que nos são feitas, quase diariamente, até por pessoas de gabarito para que se leiam os seus escritos... Se pelo menos fossem assim como uma insinuação, ou partissem de amigos tudo bem, mas não é o que ocorre de maneira alguma. Tenho recebido espécie de torpedos, por e-mails, de pessoas do bem dando conta do que escreveram e com o endereço de sua página, o que considero um apelo despropositado. No começo eu os lia, mas com o passar do tempo notei que era sabedoria. Hoje, só o faço por educação; mas é muito interessante o amigo não ter tempo de ler o que você escreveu, mas o tem sobrando para enviar um pedido de leitura.

            Muita gente pode até estranhar essas minhas palavras, porém jamais deixaria de carimbar a minha opinião. Evidente que adoro os comentários que fazem sobre meus modestos trabalhos, mas acreditem que o mais importante que considero é o número de leituras. Isso se justifica porque muitas vezes a pessoa cuja obra foi lida e comentada ou não por mim está com a sua caixa de entrada bastante cheia até de e-mails e não poderá me dar atenção com tanta prioridade. A recíproca é verdadeira. Isso não é sinônimo de descaso nem de falta de consideração. Tenho texto publicado e lido por quase 1.000 criaturas, entretanto com 20/30 comentários, e isso pra mim é o mais importante.

            Acho lindo quando uma terceira pessoa entra na minha página ou no e-mail e me recomenda a leitura dessa ou daquela obra ou de qualquer autor, anonimamente, sem que ele o saiba, pois aí pode ser entendido como uma maneira de prestigiar... Nada mais. Já o fizeram comigo e ainda hoje recebo dádivas assim, todavia não sei os nomes das pessoas

            Há alguns dias fiquei totalmente desapontado quando um (a) escritor (a) de renome me disse claramente que só lia as minhas besteiras porque eu o fazia com as dele (a). Isso bem no meio de minha lata foi demais, porém fiquei caladinho no meu canto quieto.

            Outra coisa que considero fora do normal é fazer um comentário e aparecer àquela mensagem de que ele foi recebido, mas dependerá de aprovação do escritor a sua publicação. Pelo amor de Deus, isso é uma facada de dois gumes... Ora, se não gostar pode até apagar, mas com essa maneira eu não posso comungar. Quem é muito importante não deve participar de recantos tão abertos, muito embora não seja obrigado a apreciar o que não lhe convém.

            Finalmente, no princípio, devo dizer que ficava meio encabulado com a falta de opiniões, críticas ou análise, mas tudo na vida para conseguir algum êxito tem de ir amadurecendo, as pessoas conhecendo e o esforço sendo redobrado para tentar agradar, pois quem se detém a escrever fica sempre sujeito ao crivo do povo.

            Ainda não tenho um ano no RL. Talvez nem chegue a completar. Há momentos que isso aqui se torna um perigo, por exemplo, se você escreve algo para alguém que não gostou, pode acreditar, imediatamente é acionado o “grupo de amigos” daquele artista com o intuito de desprestigiá-lo, todavia isso não é a regra, bom que se diga.

            Noutra oportunidade, comentei um belo trabalho de um (a) poeta (isa), cuja leitura já contava na casa de uns cem comentários. Recebi a mensagem de que a caixa havia fechado para opiniões. Não entendi, por que novo aqui, daí fiz um e-mail pedindo que a abrisse para o meu comentário. Para minha surpresa quando vi foi a publicação de um áudio tocando no assunto, isso num abrir e fechar de olhos, levando o assunto para todo o mundo...

Isso não é um desabafo, todavia algumas constatações.

Em revisão.

Publico, com meu agradecimento, comentários que me foram expendidos:

16/08/2010 09:27 - Cassia Da Rovare

Não revise nada Ansilgus, isto tudo é a mais absoluta verdade, eu corroboro contigo em tudo. Infelizmente muitas vezes, entram em nosso canto, não lêem o que editamos e só dizem: Gostaria que me visitasse, sem uma palavra sobre o que nem leu, eu na brincadeira chamo isso de span. Hehehe. Mas é de doer mesmo. Olha só eu e vc, começamos com uma espécie de hostilidade de minha parte, lembra? E acabei me tornando tua leitora e por conseguinte, admiradora. Vc foi ESPETACULAR NESTA ABORDAGEM AMIGO. Aliás te acho um grande escritor. Abraços Ansilgus, desejo um lindo dia pra ti.

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)

16/08/2010 10:00 - Ana Maria Gazzaneo

Tome cá, com meu apreço! Meus parabéns de verdade! Ótima Crônica para a realidade que vivemos neste espaço. Eu também escrevo muito sofrível e nem posso avaliar de forma técnica a nada do que leio, mas como leio muito e aprecio a escrita, sempre elogio a boa inspiração que produz belos textos. E se não gosto, passo adiante, pois outro grande problema por aqui é fazer-se críticas! Um belo dia com muitas inspirações para você!

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)

16/08/2010 10:25 - Camille Simeone

Assino embaixo o que disse...penso que é corajoso e especialmente talentoso até para uma crônica verdadeira como esta. Outro dia recebi um comentário e a pessoa dizia ter gostado muito do meu texto e blá blá e que teria um prazer enorme se eu fosse visitá-la, bem chegando em sua página fiz como faço, leio mais de um para conhecer um pouco do que escreve a pessoa, fiquei curiosa com o dono de um comentário e fui ler seu texto na página, não é que chegando lá encontro o mesmo maldito recado do mesmo modo como ela tinha deixado na minha página, fiquei furiosa e esta só queria ibope, pois nunca mais voltou em minha página. Pensei...esta é o que chamamos de IDIOTA. Um beijo amigo muito querido.

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)


16/08/2010 10:41 - kalena

Oi ...bom dia !!! Concordo com tudo o que vc explanou. O Recanto é um site popular , democrático e os que se julgam os tais deviam estar trabalhando no Estadão ou na Times... Pedir pra ler ? Nossa ... eu já o fiz para quem tenho muita afinidade e tempo de papo no Recanto . Alguém que me seja íntimo , mesmo virtualmente . Mas foi uma ou duas vezes e...por brincadeirinha , com a pessoa que eu posso brincar. Pessoas que têm reciprocidade , e que conto nos dedos de um só mão. Também , costumo agradecer quem comenta meus escritos, mas se me dizem "besteiras" , eu apago e pronto . Eu já sofri muito aqui no Recanto . Fui recebida por duas pessoas muito gentis , as quais jamais esquecerei ... mas quando entrei numa página sem PEDIR LICENÇA... a pessoa me escorraçou. E não foi uma só não ... foram 3 ou 4 e eu me lembro muito bem delas e não as perdoo. Hoje , como diz vc , agradeço de coração pulsante os que me leem , mesmo porque , sempre procuro passar alguma coisa que vale a pena , no meu conceito , claro . Escrevo com seriedade. Muita seriedade. Quanto às panelinhas ... acho que são pobres de espírito e, o pior, é que vivem gritando o nome de Deus e se dizendo "democráticas" . rsrsrsrs . AGRADEÇO um comentário que me fez... nem sei se mereço tanto , mas creia, eu o cunhei na minha memória e no meu coração. Agradeço a TODOS que me prestigiam com suas leituras e não cobro e não tenho panela e não tenho 50 parentes me elogiando. Nem meu marido me lê , aqui no Recanto . Ele me lê ao vivo , claro . Tenho mais afinidades com quem tem comigo, também. E isso eu acho naturalíssimo ... Um beijo pra vc e... Sucesso , caro amigo.

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)

16/08/2010 11:03 - Deyse Felix

Caro Ansilgus. Suas anotações estão corretas, foram bem elaboradas. E quando alguém faz uma crítica com mau propósito, creio que o melhor é ignorar, apagar, desconsiderar, simplesmente. Há também pessoas que não sabem se expressar e o que escrevem não bate com nada do que estava exposto num texto. Eu me pergunto: Será que o leitor (a) leu tudo do começo ao fim, será que entendeu??! Um abraço amigo desta paulistana feliz.

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)

16/08/2010 10:34 - Milla Pereira

Ansilgus, não faça nenhuma revisão neste texto-verdade que, se me permitir, assino embaixo, pois concordo com cada linha que vc escreveu. Um alerta para os que agem assim, PARABÉNS!!! Abraços, Milla

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)

16/08/2010 11:39 - Felipe Padilha di Freita (O poeta do deserto)

Realmente como vc o afirma,temos que nos ver mais, hoje foi um dia de sorte para mim caro conterrâneo, enviastes um comentário referente a uma singela poesia minha e estava sem moderação, digo isto, pois quando tem novidades no site coloco para testar,estas tecnologias são a mais pura constatação para mim dos dizeres de Sócrates,"não preciso destas coisas para ser feliz",mas que bom que a retirei,pois quiçá poderias achar-me um cara um tanto abusado,e ainda afirmarias,agora sei o porquê de este cara andar em um deserto, ele modera os comentários,que cara chato!, realmente foi sorte,porém,mas sorte que isto é devido minha amizade com o José Cláudio, eu poder estreitar os laços de interatividade com tantos outros artistas de quilates tanto quanto equivalente ao do brilhante cronista Zé,que texto na bucha, amei o tom sarcástico tb, vc escreve muitíssimo bem, e não precisei de nenhuma indicação para constatar isto,e muitas já chegaram,porém,se o digo, é porque eu em minhas conclusões do que é se escrever bem,cheguei a tão verdadeira conclusão, que sorte caro amigo,não estou moderando mais comentários, vc apareceu sem insistência,como sempre apareces em meu recanto,sem pedidos vãos, e sorte tb em ter a oportunidade em ser conterrâneo de um ser com conteúdo singular como possui,quanto talento, e confesso,há muito leio teus escritos, mas eu tenho meus momentos de não querer comentar coisa nenhuma, nem faço questão de que me indiquem ou que comentem,pois com a postagem do texto já estou livre, não preciso do aval de ninguém para confirmar minha salutar libertação,mas é muito bom, e que bom que estes momentos poéticos depressivos pouco ficam,um grande abraço,não me visite,não comente mais meus textos,e  jamais colocarei moderação, grande poeta!

 

Respondo ao Felipe: Obrigado Felipe por ter entendido o meu texto, pois não precisamos só por gentileza ficar obrigados a devolver coisa alguma. Como conterrâneos que somos temos de dar bom exemplo. Na qualidade de amigo do grande escritor José Cláudio você está muito bem acompanhado.

 

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)

16/08/2010 09:21 - Edbar

Ansilgus, evidentemente não tive as mesmas experiências que você, porém o bastante para me identificar com parte do que está no seu texto. Quanto a ler o que eu escrevo, não leia, não leia!rsrsrsrs... Abração!

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)

16/08/2010 14:15 - Wilson Pereira

Concordo plenamente com você, muitas vezes leio um texto e até gosto, mas não tenho nada a acrescentar. Também já tive de excluir comentários mal educados postados a um texto meu. Espero que o amigo esteja aqui para se divertir e praticar um grande hobby que é escrever. Um grande abraço

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)

16/08/2010 16:18 - Ruy Silva Barbosa

Boa tarde concordo plenamente com você, mas dentre as que estão no seu site uma me agrediu gratuitamente e reagi a altura a fechei pra me comentar, pois posso discordar de você, mas nunca agredi-lo durante a madrugada apareceu no mesmo texto vários comentários com palavras de baixo calão a meu respeito por pessoas que não eram do site ate minha mãe coitada com seus 89 anos foi agraciada. Eu não titubeei tentei responder a moça ou entrar em contato com ela, pois ela continuava a denegrir meus texto em todos os seus comentários. O mínimo que era tratado por ela era de velho senil, em uma reunião falei com uns amigos e eles disseram se quiser abrimos o provedor e você abre um processo o último que abri deu 300 mil de indenização. Eu disse não prefiro parar de escrever .Qual foi a minha surpresa quando aqui cheguei havia neste texto dois comentários um de Pedro Ivo da A.B.L.e outro de Pedro Neves autor de mais de 300 obras e membro de diversas academias. Recebi apoio de alguns não mais fui incomodado, mas deixei claro a pessoa que iria a Justiça. Ate porque fui orientado por um Desembargador.

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)

Bom que se explique aos leitores que o Ruy ficou machucado com uma pessoa que entrou no meu site, não com este pobre coitado.

16/08/2010 20:24 - Gina Costa

Ansil... Estou com você e não abro... Sem toma lá da cá! Leio muita coisa, mas só comento o que gosto e quando precisa de aprovação para publicação de um comentário aí eu caio fora. Não dá para mim. Você sempre muito direto nos assuntos, gosto disso. Beijos, Gina.

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)

16/08/2010 23:07 - Elen Nunes

Olá, menino boa noite. Li sua crônica, pq gosto de seus textos. A questão é a seguinte:eu adoro estar por aqui,leio quando posso e agradeço não por obrigação, mas por educação. Quando leio algo que não me agrada, simplesmente me abstenho em comentar, para não usar de falsidade ou ser desagradável. Quando vejo críticas que não gosto,uso do recurso que o site me possibilita,simplesmente deleto e bloqueio.Se me lembro,fui desagradável certa vez e muito me arrependo.Devia estar num mau dia.Devo me desculpar com a pessoa, claro.Entretanto já li muita prepotência por aqui a amigos.Tenho muita compaixão de pessoas que se acham "a tal".A vida é escola e vai aprender qualquer hora.Existe um ditado que diz:"não faça aos outros,o que não queres que te façam".Quem agride do nada, na verdade está enviando um SOS.Aqui é um espaço para todos.Meu beijo,Ansilgus.Valeu seu recado claro,simples e educado,como vc.Na verdade,um alerta.

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)

16/08/2010 23:00 - Raeu

É ansilgus, eu já fiz um protesto parecido (eu disse paracido) com o teu em cordel sobre a famigerada censura do autor e hoje sei que não estou só, será coisa de nordestino em? Quanto ao toma lá dá cá, meu prazer é não deixar ir a meu enterro por que eu já fui ao dele. Um abraço forte.

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)



18/08/2010 00:16 - Beatriz Cruz

Gostei da sua crônica, Ansilgus, você tem razão. Comentários mal educados só aborrecem. Nem estamos aqui para retribuir leituras. Como você, fico grata aos meus leitores, me sinto honrada quando fazem comentários, mas não quero que ninguém se sinta obrigado a vir à minha escrivaninha só porque comentei algum texto. Na verdade o tempo é curto e buscamos ler os autores que mais nos agradam. abraços, Bia.

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)

17/08/2010 23:48 - heleida nobrega

Tratando-se de primeira visita, obviamente, a chamada foi acionada pelo título. Li atentamente e concordo com seu ponto de vista. Abraço, Heleida.

Para o texto: CRÔNICA - O toma lá dá cá! (T2440827)



ansilgus
Enviado por ansilgus em 16/08/2010
Reeditado em 18/08/2010
Código do texto: T2440827
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.