CAPÍTULO XII - Diário Poético-Sentimental de Uma Greve: Curiosidades, Emoções e Poesia na Greve do Judiciário Trabalhista Mineiro

XII

O vosso tanque, General, é um carro forte

Derruba uma floresta, esmaga cem homens,

Mas tem um defeito

Precisa de um motorista

O vosso bombardeiro, general, é poderoso:

Voa mais depressa que a tempestade e transporta mais carga que um elefante.

Mas tem um defeito

Precisa de um piloto.

O homem, meu general, é muito útil:

Sabe voar e sabe matar

Mas tem um defeito

Sabe pensar

(Bertolt Brecht)

Hoje, 20 de maio, a manifestação de greve aconteceu na porta do prédio do TRT, na Avenida Getulio Vargas. Estiveram lá 450 servidores. Encontrei entre eles muitos dos meus amigos e antigos companheiros e companheiras de outras Varas do Trabalho de Belo Horizonte.

É uma pena, entretanto, que muitos dos nossos colegas deixem de participar das manifestações e da greve. Eu penso que se um trabalhador não puder ou não quiser participar da greve em si, que venha pelo menos aos atos e manifestações: que desça do prédio aonde trabalha, saia por um breve momento do casulo da sua suposta segurança e se dirija à rua e aos atos públicos. É bom observarmos nesse momento que muitas vezes o casulo da nossa segurança existe bem maior dentro de nós mesmos do que no exterior.

Se um colega não participa da greve, que participe então das manifestações e colabore do seu modo para que essas se tornem maiores e mais visíveis para a população e para o governo. Em cada manifestação poderíamos ter 700 ou 800 pessoas e isso com certeza chamaria mais atenção das autoridades e da mídia. Uma maior quantidade de servidores em greve também determinaria mais rapidez nas negociações e maior poder de troca e de impacto pelo nosso lado.

Luís Antônio Matias Soares
Enviado por Luís Antônio Matias Soares em 16/08/2010
Código do texto: T2440714
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.