Foto por Luis C Nelson
Não há mal que não acabe nem bem que sempre dure. Assim foi com as duas sessões de provas de mar, que tiveram seu término de forma inesperada, porque o navio continuou fora das águas singapuranas esperando um espaço no ancoradouro próprio para unidades ainda em trabalhos de construção ou serviços. Desembarquei no meio de uma madrugada quente e escura como o breu, a bordo de um "Mini Supply Boat" com lugar para nem metade das treze almas se sentarem com algum conforto. Acabei estirado no chão, na frustrada e sofrida esperança de que o peso do sono e do cansaço superasse a tortura do barulho e da vibração do piso de metal que me servia de leito. Mal eram surgidos os primeiros sinais de alvor, a embarcação inclinou-se violentamente para bombordo, enquanto um surdo barulho percorria o fundo do lado oposto! Dei por mim observando ansiosamente através da escotilha, no que fui seguido por outros: Não! Não havia água aberta no casco! Ufa e viva! Não iria desta vez molhar os pés e perder computadores, câmeras, etc.!... Como a propulsão de BE ficou nos escolhos, prosseguimos com a de BB a baixa velocidade. Chegamos à grande e moderna estação maritima mais de 10 horas depois da descida da escada de portaló do navio. Arrazado, esperei pacientemente na longa fila da emigração, consolando-me por não estar nos sapatos do pilotaço que levou a embarcação para cima dos baixios.
Não há mal que não acabe nem bem que sempre dure. Assim foi com as duas sessões de provas de mar, que tiveram seu término de forma inesperada, porque o navio continuou fora das águas singapuranas esperando um espaço no ancoradouro próprio para unidades ainda em trabalhos de construção ou serviços. Desembarquei no meio de uma madrugada quente e escura como o breu, a bordo de um "Mini Supply Boat" com lugar para nem metade das treze almas se sentarem com algum conforto. Acabei estirado no chão, na frustrada e sofrida esperança de que o peso do sono e do cansaço superasse a tortura do barulho e da vibração do piso de metal que me servia de leito. Mal eram surgidos os primeiros sinais de alvor, a embarcação inclinou-se violentamente para bombordo, enquanto um surdo barulho percorria o fundo do lado oposto! Dei por mim observando ansiosamente através da escotilha, no que fui seguido por outros: Não! Não havia água aberta no casco! Ufa e viva! Não iria desta vez molhar os pés e perder computadores, câmeras, etc.!... Como a propulsão de BE ficou nos escolhos, prosseguimos com a de BB a baixa velocidade. Chegamos à grande e moderna estação maritima mais de 10 horas depois da descida da escada de portaló do navio. Arrazado, esperei pacientemente na longa fila da emigração, consolando-me por não estar nos sapatos do pilotaço que levou a embarcação para cima dos baixios.