A vida nos ensina

A vida nos ensina com variadas lições, cabendo a nós interpretar.

Os reveses da vida nos ensinam a lidar com as próximas ocasiões que consideraremos anormais.

O que é anormal, afinal? Perder um ente querido? Adquirirmos uma doença de difícil cura? Problemas econômicos inesperados? Termos que lidar e conviver com pessoas difíceis e de gênio irascível?

Penso que não é por aí.

Certa vez conheci uma senhora que tinha dado à luz dezoito filhos e só nove chegaram à idade adulta. Ela comentou sobre uma amiga que tinha perdido um filho e colocou a foto dele numa medalha e pendurou no pescoço. Tal seria se a senhora dos nove filhos mortos os tivesse pendurado em medalhas no pescoço. A perda é dolorida, mas não devemos ficar cultivando a tristeza da mesma forma como alguns fazem, transformando a vida dos que estão ao redor um inferno.

Ninguém espera que pessoas enlutadas saiam dançando e cantando, em nossa cultura. Há um limite racional para as atitudes e é desse limite, ou fora dele, que eu falo.

Um senhor conversava com amigos e, entre uma cerveja e outra, dava boas gargalhadas. Uma língua ferina ao meu lado dizia: - “Olha a alegria dele como se não tivesse problema e a mulher em casa não tem dinheiro nem para o leite das crianças”.

Quem passou por problemas difíceis sabe que são tropeços e lições que nos fará o dia de amanhã menos amargo por já saber lidar com eles.

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 14/08/2010
Código do texto: T2437536