CRÔNICA – Rápidas pinceladas

Datafolha aponta Dilma 8 pontos à frente de Serra:

            Enfim, deu-se o milagre que todo mundo já sabia! A doutora Dilma começou do ZERO e Serra com 40% das intenções de votos do povo brasileiro. Num piscar de olhos, eis que a ministra sinistra vem como um tanque, amparada pelo governo do seu companheiro de guerrilha, Luiz Inácio, e toma as rédeas da campanha presidencial, agora com 41 pontos percentuais, deixando o tucano com apenas 33 por cento. A Marina emperrou em 10 pontos, e isso prova que ela é quem vai decidir a parada, pois retira votos do candidato paulista em favor de Lula.

            O que entendo, mas me faço de besta é o porquê de a Rede Globo patrocinar essas pesquisas levantadas pelo Datafolha, que custam muito dinheiro e até decidem uma eleição. É que ninguém da massa pobre gosta de votar em candidato já previamente derrotado. Diz assim: “Ela já está ganhando mesmo...”; “O doutor Serra já está perdido...” e por aí vai.

            Isso é um desserviço à nação brasileira, e a lei deveria proibir divulgação de dados da espécie, muitas vezes fabricados para tirar candidato do ostracismo e dar-lhe aquele “status” de vencedor... E termina dando certo; essa tática parece eminentemente brasileira.  Todavia, a emissora líder é a maior beneficiária da propaganda dos órgãos governamentais, disso não se tem a menor dúvida...

Caso Mércia Nagashima:

         Não deu outra. Falei que o vigia seria solto e o fora. No caso vertente o corpo apareceu, as pessoas que com ela estiveram por último, também, mas a injustiça os fez continuar privando do convívio do povo ordeiro, que não merece decisões impensadas e até mesmo fora de propósito.

            Nas conversas de botequim tenho ouvido as mais variadas opiniões a propósito do assunto, e algumas pessoas chegam a dizer que tudo isso é para desmoralizar o poder judiciário e a polícia, a fim de fazer o governo de São Paulo perder as próximas eleições e também prejudicar a candidatura do doutor José Serra. Assim como quem diz: Nem ele e nem seu partido sabem cuidar da segurança no seu Estado, que dirá do país!

            Faz sentido tal raciocínio. Se eu fosse alguma autoridade de poder nesta republiqueta de meia tigela, tipo Procurador Geral da República/Ministro da Justiça/Supremo Tribunal Federal avocaria o processo pra decisão em outra esfera ou nomeava um Promotor de Justiça especial para acompanhar casos de tamanho clamor público.

Caso Bruno/Eliza Samúdio:

            Aqui o que vemos é mais uma vez o trabalho da defesa dos envolvidos, cerca de nove pessoas, para desmoralizar o que a polícia fizera até agora, de maneira clara e convincente. O corpo desapareceu e cabe a quem com ela esteve na última vez mostrar aonde a deixaram depois daquela farra que teriam feito num motel de alto luxo de Minas Gerais. Não dizem que ela está viva!

            Todavia, a JUSTIÇA (aqui em caixa alta, em face do bom desempenho dos promotores e juízes) mantém os réus presos. A impressão que se tem é que continuarão no xilindró até a data da realização do júri popular, que certamente decidirá pela condenação desses que demonstraram ser verdadeiros monstros, isso se confirmada a versão oficial.

A inflação brasileira:

         Conversava ontem com o pedreiro (Extra é o nome dele) que faz vinte anos tenta terminar a construção de minha casa aqui na praia do Cabo de Santo Agostinho, interior de Pernambuco.

            O papo era sobre assuntos diversos. – Sabe Extra, acabei de tomar café e fiquei admirado. – Com o que senhor Ansilgus? – Antigamente o pãozinho francês tinha cem gramas, dez pães pesavam um quilo na “batata”, a massa que utilizavam era das boas. – É mesmo, também venho notando isso, o pão é doido, sem miolo, quando a mulher coloca pra assar com um pouquinho de manteiga ele fica como se fora uma concha, sem nada no meio, enverga pra danado, respondera. – O pior de tudo é que já não vem com trigo, eis que a mistura com outros produtos (mandioca, milho, etc.) toma grande destaque na concepção desse que deveria ser “o melhor alimento”, pois em todos os lares se consome aquilo que se chamava pão.

        -- Veja a garrafa de guaraná, senhor Extra... Antigamente vinha quase cheia e hoje abaixo de três dedos e a garrafa é de plástico. – Patrão, quando em comecei na profissão os tijolos eram maiores, mais largos... Numa obra que hoje se gasta dez milheiros, antigamente com oito mil se resolvia tudo, complementara. – Até o cimento parece estar mais fraco, com menor resistência, cutuquei. – Lembra-se que numa lata de sardinha vinham três bichinhas bem imprensadinhas e hoje a lata só cabe duas? – É verdade, respondi.

            -- Noutro dia fui comprar um frango congelado para o almoço; tudo bem, ao chegar a casa notei que tinha uns cem gramas só de água; caí na risada e notei que fui roubado no peso. – É isso mesmo meu amigo, e o governo vem dizendo que não há inflação, que os preços estão praticamente mantidos, mas se o produto perde a qualidade ou sua quantidade é reduzida aí está um aumento que pouca gente nota; você já imaginou, por exemplo, que uma caixa de fósforos continha 45 palitos; que se for retirado apenas um de cada embalagem qual o valor real da economia do fabricante, em detrimento do consumidor!

            Daqui não estou me referindo às balanças utilizadas, geralmente pendendo pro lado dos comerciantes, pois em muitos lugares elas não são aferidas e mais um roubo se pratica contra o povão sofrido deste país, que parece amaldiçoado e dominado por verdadeiros larápios. – O senhor já viu roubo maior do que os que praticam os bancos, até os oficiais, quando pegam o dinheiro do aposentado e o empresta a juros altos, sem qualquer risco, descontado em folha de pagamento! – É verdade, respondera meu interlocutor.

-- Vou ficando por aqui, deixe-me cuidar da minha vida, um abraço meu amigo, vamos terminar a obra, isso porque antigamente um pedreiro fazia dez metros de muro em apenas um dia e hoje faz apenas seis ou sete... E me despedi daquele pedreiro amigo com essa clara crítica...

Nota: Atualizando:

Kaká jogou a Copa da África sem condições:

         Quando afirmei daqui que toda a comissão técnica da seleção brasileira deveria cair, sem dó e nem piedade, fui alvo de muitas críticas, mas ocorre que aprendi a pouco ligar para opiniões divergentes... Aceito-as ou não, e pronto!

            A verdade é que o nosso ídolo, segundo a Rede Globo dissera ontem, se sacrificou em jogar sem condições, a fim de favorecer (?) a seleção brasileira e ao seu clube, o Real Madrid. Mas ajudar como se estava machucado, havia recebido infiltrações no joelho e no calcanhar. Ah! Ajudar na valorização de seu passe e em reajustes salariais, evidente!

            Ora minha gente, será que os times adversários eram compostos por atletas aleijados? Claro que não, deficiente estava o nosso jogador, que aqui pra nós, não é de geração própria para conquistar copa do mundo... Uma coisa é jogar no clube, outra é fazê-lo no escrete canarinho. Esse ídolo nasceu mesmo pra ganhar grana e dividir com os fiéis amigos de sua respeitável igreja.

            Se críticas faço ao Dunga e a sua trupe não vou poupar esse rapaz de ser gongado, pois ele também é responsável pelo fracasso do nosso time, que se bem conduzido poderia ter sido hexa-campeão. Fora a comissão técnica que agora está ao lado do Mano Menezes!

*********

            Publico, com prazer, comentário da grande cronista Giustina, uma de minhas incentivadoras aqui neste recanto, cuja opinião é deveras pertinente, e a quem mando o meu grande abraço:



14/08/2010 13:09 - Giustina

Tua crônica é brilhante, Ansilgus. Clara, objetiva, reflexiva. Apontas erros que todos vêem, mas muitos não têm coragem de apontar ou preferem ignorar. Não tenho condições de comentar todos os assuntos aqui expostos, mas, se pensarmos bem, todos eles convergem para o mesmo lado: o interesse dos poderosos. Que "levam" a opinião pública para o lado que mais lhes convém. Infelizmente, e eu digo sempre isso, nossa Educação deixa muito a desejar. E só ela será capaz de tirar o povo brasileiro dessa mesmice que nos impõem há eons de tempo. Grande abraço.




Sem revisão de texto.
Fonte da foto: UOL, INTERNET, GOOGLE.

ansilgus
Enviado por ansilgus em 14/08/2010
Reeditado em 15/08/2010
Código do texto: T2437358
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.