Dia Nacional das Artes, 12 de agosto.

Comemora-se, 12 de agosto o "Dia Nacional das Artes" (Lei Federal de 1931), com o objetivo de lembrar a criação, nesta data, em 1816, pelo Rei D. João VI, da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, hoje Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

Há 194 anos chegou ao Brasil àquela que exerceria decisiva ação no surgimento e orientação da arte brasileira: A Missão Artística Francesa de 1816; composta de pintores, escultores, arquitetos, gravadores e outros profissionais, vinha para dar um fim a uma época antididática e imprimir ao ensino artístico, realizado no Brasil, uma orientação pedagógica-metodológica.

A iniciativa partira do Ministro de Estado Antônio de Araújo de Azevedo, o conde da barca, homem muito culto e amante das artes, que havia emigrado junto com D. João VI para o Brasil em 1808.

O teatro, a literatura, as artes plásticas, o cinema, entre outros representam a cultura e o modo de expressão de um povo. Sua História, suas crenças, seus ideais que podem ser conhecidos e entendidos por estas manifestações artísticas.

A Arte é um dos caminhos que leva a educação aproxima as pessoas, fazendo-as refletir sobre a diversidade de sentimentos, de idéias, de atitudes, enfim, ensina a respeitar a opinião do outro, seu espaço, suas limitações e também as nossas!

Vanice Ferreira

Frases sobre Artes:

"A pintura é poesia muda; a poesia, pintura cega."

Leonardo da Vinci

"A inspiração existe, porém tem que encontrar-se trabalhando. "

Pablo Picasso

"A nitidez é uma conveniente distribuição de luz e sombra."

Johan Wolfgang Von Goethe

"A coisa mais bela que podemos experimentar é o mistério. Essa é a fonte de toda a arte e ciências verdadeiras."

Albert Einstein

"A arte precisa da filosofia assim como a filosofia precisa da arte. De outro modo, o que seria da beleza?"

Paul Gauguin

"A arte não é um trabalho manual, ela é a transmissão de sentimento que o artista experimentou."

Leon Tolstoi

"A Arte evoca o mistério, sem a qual o mundo não existiria."

René Magritte

"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Mahatma Gandhi

<http://frases.netsaber.com.br/cat_20/frases_de_artes>

<http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=963>Agosto/2008