SEXTA FEIRA TREZE – MITO, SUPERSTIÇÃO,CRENÇA OU REALIDADE?

AS PESSOAS SENTEM MUITO MEDO E FICAM NA EXPECTATIVA DOS ACONTECIMENTOS RUINS; BONS PENSAMENTOS NÃO SERIAM MELHORES?

SUPERSTIÇÃO S.F( do latino, superstitio, superstitionis....Presságio infundado e vão, tirado de acontecimento meramente fortuito (como uma vasilha emborcada, sapato emborcado, o número treze. Apego infundado ou exagerado a qualquer coisa.

Quando as pessoas acreditam que algo é verdadeiro, elas percebem informações que reforçam aquela crença. As crenças alteram as expectativas. As pessoas acreditam no que esperam perceber.

O ano tem 365 dias e seis horas aproximadamente e o bi-sexto tem 366 dias. Desde que o Universo surgiu depois da chamada grande explosão, dado científico comprovado mas que já havia sido mencionado no livro de Gênesis,metaforicamente escrito quando Deus disse: Haja luz e houve luz. Desde a essa data, o cosmos tem passado por processos de mutações pesadas até os dias de hoje e seguirá passando, velozmente ou lentamente por toda a eternidade. Isto posto, leva-nos a crermos que os eventos naturais que se transformam em catástrofes naturais são coisas totalmente normais no contexto cósmico . A presença do homem é que as transforma em catástrofes.

Os acontecimentos envolvendo a humanidade sempre existiram e existirão enquanto durar a existência dela. Há uma mania da humanidade em criar ilações com todos os acontecimentos relativos às datas e períodos trilhados dentro de uma mística. Hoje mesmo em um programa de televisão um astrólogo informou que, até o dia 15 aproximadamente de agosto, em razão de o sol ter enviado uma quantidade enorme de plasmas, que algumas coisas poderão acontecer,sem grandes alardes , mas que acontecerão e que nós devemos buscar as proteções e objetos, como ouro, fitas azuis e amarelas, santinhos etc. de acordo com o signo de cada um.

Fala –se em regência de estrelas e de planetas. De planetas tudo bem, o período de chegada da energia deles à terra é rápida. Com relação à energia das estrelas,exceto o sol, onde a mais próxima está a pelo menos 3 anos luz ou mais distante de nós,significando pois que,se estivermos na regência dessa estrela mais próxima, essa regência seria de 3 anos atrás. Nós vivemos o hoje! Como é que algo tão distante em tempo e espaço poderá reger a nossa vida hoje? A não ser que tenhamos o atraso de no mínimo três anos!

Há também os acontecimentos provocados pela mão do homem. As datas são apenas coincidências. Existem meses do ano em que determinados eventos ocorrem com maia freqüência do que em outros. Há dias também. Idem para séculos ou Eras. As grandes tragédias podem ocorrer em qualquer dia,mês e ano, portanto, qualquer sexta feira, sendo treze de agosto ou não, treze de setembro ou não, é passível de grandes tragédias. Criou-se um mito para a sexta feira treze e, mais forte ainda,principalmente quando é no mês de agosto:Os termos utilizados como: dia de azar, dia aziago, dia de agouro, dia de cão que, são nominativos dados aos acontecimentos ruins que ocorem e ocorrerão em qualquer dia do ano.

Para mim, qualquer sexta feira é um dia tão igual ao outro, véspera do sábado que é véspera do domingo etc., já que o viver, embora possa parecer uma rotina, os dias são diferentes um do outro em pequenas coisas,ou em grandes acontecimentos, mas são diferentes. Existem os mais marcantes, tanto para cada indivíduo,como para a coletividade, dependendo do tipo do acontecimento; pode mudar a vida de uma só pessoa como de várias delas,ou de toda uma determinada comunidade ou até mesmo da humanidade toda.O dia, é uma questão de coincidência.

Essa é a minha opinião. Somos afeitos aos mitos e superstições e crenças; já faz parte da cultura da humanidade e isto jamais será mudado. Os mitos, superstições e crenças, serão mudados e, ou novos serão criados, mas a cultura adquirida ao longo da existência da humanidade sempre existirá. No Brasil e, em alguns outros países ,a sexta feira treze é um dia que ainda gera anseios, ilações e expectativas.

Histórias e lendas, sem sombra de dúvidas, estão dentro do nosso contexto da realidade cultural ao longo da nossa existência através dos séculos .

É o que há.

LUXFÉ

Felicidades