TEMPO & PRIORIDADES

A gente só valoriza quando perde. Tão bom se a gente parasse para celebrar a vida. Degustar cada minuto de saúde, de paz, de trabalho. Mas, isso não acontece. A gente vai seguindo o caminho sem perceber que estamos vivos, saudáveis, cheios de sonhos e aspirações.

Eu estava de férias. Com todo o tempo do mundo para dormir, ler, passear, escrever. Nem me dava conta que breve retornaria ao trabalho. Não vivi assim, cada minuto, cada segundo daquele momento ímpar. Perna pro ar, sem compromisso, dona de meu nariz. Não tinha horário, estava livre.

Acabou. Tudo tem começo, meio e fim. Retornei ao trabalho. Agora o tempo urge. Compromisso. Responsabilidade. Corre-se pra aqui e pra acolá. Tempo, tempo, falta de tempo. Cadê o tempo? Aula de inglês, francês, reuniões, afazeres do cotidiano, divertimento, viagem, trabalho, artes manuais, recanto dentre outras tarefas. Vinte e quatro horas. O dia tem vinte de quatro horas. Temos que dividir todas as atividades em vinte e quatro horas.

Tem coisas que se conquista, têm outras que se compra, outras a gente pede emprestado, outras a gente doa ou ganha. Mas o tempo não se compra não se pede emprestado, não se ganha mais do que às 24 horas diárias. O rico, o pobre, o poderoso, o humilde, o político, o eleitor, a criança, o profissional, o idoso, todos dispõe do mesmo tempo.

Fazer ou deixar de fazer. Depende das prioridades. A gente põe na frente aquilo que é mais essencial. Planejamento. Isso faz com que as 24 horas pareçam mais longa. Parece mas não é. Parecer é diferente de ser. Mas o homem que se planeja, que prioriza seu tempo, faz mais do que quem não compreendeu a importância de bem administra-lo.

Olho o relógio. Uma hora e vinte minutos da matina. Meu tempo acabou. Estou avançando o tempo de um outro dia. Hora de recolher. Amanhã novo dia. Também com 24 horas.

Administração do tempo, eis a questão. Tem dia que não é possível acontecer tudo. Vêm às prioridades, escolhas do essencial. O homem sábio planeja o seu dia dentro das 24 horas que lhe disponibilizado.

"Tempo é o jeito que a natureza deu para não deixar que tudo acontecesse de uma só vez". - John Wheeler

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 11/08/2010
Reeditado em 23/04/2020
Código do texto: T2430816
Classificação de conteúdo: seguro