ÉTICA PARLAMENTAR
“Ética Parlamentar” é um tema para ser discutido e repensado. Quiçá um termo que foi criado propositalmente para que os parlamentares deixassem de cumprir a verdadeira ética. Afinal por definição, ética é a aplicação de conceitos que se referem ao respeito à conduta do próximo, levando em conta a visão do bem e do mal. Porém isso não tem a ver com o fato de termos de ser coniventes e cúmplices de atos repetitivos que venham distorcer os nossos princípios morais. O fato de parlamentares encobrirem falcatruas e roubalheiras ocorridas nas diversas esferas do governo se constitui um desrespeito aos próprios eleitores que depositaram votos de confiança na esperança de verem solucionados problemas que lhes dizem respeito. Isso não se constitui num princípio ético, e denunciar quaisquer deslizes que venham a prejudicar a população e o crescimento do país seria um dever de toda a população, não apenas dos parlamentares. Como disse o poeta: “se malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem”. Nós, brasileiros temos o péssimo vício de distorcermos a etimologia das palavras de acordo com os nossos interesses e criarmos nossas verdades. Ao tentarmos conseguir produzir um país de honestidade e ética, poderemos vislumbrar o nosso verdadeiro crescimento.
Citação: o poeta é Jorge Benjor, antes conhecido como Jorge Ben.